conecte-se conosco

Polícia

Cerimônia reúne convidados em homenagem a Tiradentes

O tenente coronel Barroso fez a leitura da Ordem do Dia, exarada pela comandante-geral da PMPR, Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha (Foto: 9.ºBPM/PMPR)

Publicado

em

Na manhã de sábado, 21, uma cerimônia foi realizada na sede do 9.º Batalhão de Polícia Militar em homenagem ao Dia de Tiradentes, Patrono das Polícias Militar e Civil do Brasil. Joaquim José da Silva Xavier foi morto na forca e esquartejado para servir de exemplo aos que se revoltavam contra os altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa, o que lesava o povo. Ele tornou-se um herói brasileiro.

A cerimônia no quartel da PM iniciou com as honras militares e apresentação da tropa que foi feita pelo capitão Alexander ao tenente coronel Barroso, comandante do 9.º BPM, que presidiu a solenidade.

MEDALHAS

Durante o evento, foi feita a entrega da Medalha de Sangue, a qual é conferida ao militar que em campanha ou em cumprimento de missão policial receber ou tiver recebido ferimentos de natureza grave.

Também foi feita a entrega da medalha Policial Militar de ouro, prata e bronze aos militares estaduais que completaram 30, 20 e 10 anos de serviço ativo, respectivamente. A honraria foi criada pela Lei n.º 1.948 de 20 de março de 1920 e modificada pela lei n.º 7.776 de 13 de dezembro de 1983, destinando-se a recompensar os bons serviços prestados pelos policiais e bombeiros.

O tenente coronel Barroso fez a leitura da Ordem do Dia, exarada pela comandante-geral da PMPR, Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha.

Em seguida, todos os presentes acompanharam o tradicional desfile da tropa que contou com a participação de policiais militares do 9.º BPM, BPEC, BPMAmb, 8.º Grupamento de Bombeiros, Guarda Mirim de Matinhos, Guarda Mirim de Pontal do Paraná, Patrulha Mirim de Paranaguá e Ordem Demolay Capítulo Templários do Atlântico.

Participaram do evento o comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Rui Noé Barroso Torres; o sub-comandante do 8.º Grupamento de Bombeiros, major Edson Oliveira Ávila; o venerável mestre da Loja Maçônica Gonçalves Ledo, Maike dos Santos; o venerável mestre da Loja Maçônica Perseverança, Daniel Gonçalves de Jesus Filho; o venerável mestre da Loja Maçônica Estrela de Morretes, João de Castro Junior; o presidente da Guarda Mirim de Pontal do Paraná, Vagner Perim; a presidente da Guarda Mirim Integração de Matinhos, Andreas Cristina Augustinho; o presidente do Conselho da Comunidade de Matinhos, Sargento Ramos; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Pontal do Paraná, Roberto Stelmachik Junior; o coordenador do Projeto Patrulha Mirim de Paranaguá, Gerson Nunes; bem como oficiais e praças da Polícia Militar e convidados.

Confira algumas fotos da solenidade registradas pelo 9.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná: 

 

Continuar lendo
Publicidade