conecte-se conosco

Polícia

Bombeiros e Defesa Civil realizam simulado de abandono na Floresta

Participou também da ação, um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aérea

Publicado

em

Na manhã de domingo, 6, o Corpo de Bombeiros (CB) e a Defesa Civil (DC) realizaram um exercício de abandono na comunidade da Floresta, localizada nos limites dos municípios de Paranaguá e Morretes. A pequena comunidade rural, de aproximadamente 200 habitantes, foi gravemente atingida pela catástrofe de 11 de março de 2011, quando uma pessoa morreu, em decorrência das enxurradas e deslizamentos de terra.

Conforme as informações, do setor de Comunicação Social do 8.º Grupamento de Bombeiros (GB) naquele evento também houve feridos, além de várias propriedades destruídas ou danificadas e, desde então, melhorias no sistema de monitoramento climático foram implementadas pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), além de outras ações de reconstrução da comunidade, como melhoramentos no acesso e na iluminação pública.

Visando a mais uma ação em prol dos moradores locais, a unidade litorânea do 8.º GB, em conjunto com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil de Paranaguá e Morretes, com aprovação do Ministério Púbico, organizaram um exercício educativo de abandono da comunidade como um todo.

Neste treinamento, simulou-se que chuvas intensas atingiram a localidade e, por este motivo, as autoridades do CB e DC determinaram que as pessoas deixassem suas casas em favor de sua própria segurança. Com apoio de estrutura fornecida pelas prefeituras, além dos órgãos já citados, 130 moradores foram retirados, sendo conduzidos ao ponto seguro da Escola Municipal Professora Desauda Bosco da Costa Pinto, na comunidade vizinha, denominada Marta. Participou também da ação, um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, fazendo a importante retirada de um morador que reside em área remota de difícil acesso, além de viaturas da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal de Paranaguá, que garantiram a inviolabilidade do patrimônio, durante a ausência dos residentes. Os integrantes da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores, também participaram do exercício, provendo comunicação eficiente em todo o perímetro.

 

 

Na comunidade da Marta, os munícipes foram recebidos pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, contando com a presença do coordenador executivo da Cepdec, tenente-coronel Edmilson de Barros, e do subcomandante do 8.º GB, major Edson de Oliveira Ávila, além do prefeito de Morretes, Osmair da Costa Coelho, e do secretário municipal de Segurança Pública de Paranaguá, João Carlos Silva.

No local, ainda foi realizada uma recepção com lanche e atividades de cidadania, como vacinação, palestras educativas e brincadeiras infantis. Após duas horas e meia de ações, o simulado foi encerrado sendo considerado um sucesso e os moradores levados de volta aos seus lares.

 

 

Publicidade


Em alta