Policiais militares, bombeiros, guardas civis municipais e agentes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão participando do 1.º Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para Operadores de Segurança Pública. A aula inaugural aconteceu no dia 3 agosto, na Biblioteca Municipal de Paranaguá, com o objetivo de facilitar o processo de comunicação dos agentes de segurança com a comunidade surda em situações recorrentes no seu cotidiano.
As aulas estão sendo ministradas pela professora Isabelle Dias e pelo professor Ednilson Assenção, os quais são surdos. Ambos são funcionários da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e na apresentação expuseram sobre a importância das Libras para os operadores de segurança pública.
O projeto foi criado por uma iniciativa da professora Isabelle, em parceria com a professora Bruna Pivatto, a qual faleceu no mês de setembro do ano passado. As aulas estão sendo realizadas todas as quartas-feiras, pela manhã, e devem ser ministradas também para agentes de saúde do município.
Ao todo, são 40 horas/aulas, com a previsão de encerramento para o dia 30 de novembro. A formatura está prevista para o dia 7 de dezembro.