A castração é a solução encontrada para controlar a população de cães e gatos. O abandono e os maus-tratos são as principais causas desse crescimento desordenado. Por isso, muitos defendem o método, mas este ainda é um tema que gera dúvidas e envolve muitos mitos, o que leva outra parte a acreditar em malefícios que a cirurgia pode trazer.
Ao contrário do que muitos pensam, a castração não significa a mutilação do animal. O procedimento traz vários benefícios que podem melhorar a qualidade de vida do animal e, consequentemente, a dos seus donos. A médica veterinária Klarissa Scremin Figueiredo esclareceu quando a castração é indicada e quais os benefícios que ela pode trazer.
“Ela é indicada em três situações. A primeira é para evitar a produção de animais, em casos de canis, em casos de prefeitura para lidar com cães de rua. A segunda hipótese é com três ou quatro meses de vida para evitar a procriação, de entrar no cio no caso das fêmeas, tumores no útero, tumores de próstata. A terceira hipótese seria comportamental, para animais que são muito agressivos”, explicou a médica veterinária.
O tempo de vida com que o animal é castrado também influencia nos resultados. “Um cão que é castrado aos seis meses e outro que é castrado com três anos tem total diferença. O mais velho já faz marcação de território, por exemplo. O ideal é castrá-lo mais jovem, até um ano mais ou menos, que a cicatrização é boa, tanto cães como gatos”, disse Klarissa. Outra observação pertinente da médica é quanto à presença de mais de um cão macho em casa. Neste caso, tem que haver a castração dos dois animais.
TIPOS DE CASTRAÇÃO
Existem dois tipos de castração, mas em Paranaguá, apenas uma delas é realizada. Há a castração cirúrgica, na qual o animal precisa ficar em jejum, tomar anestesia, com corte e cuidados após o procedimento. “A castração química é feita somente nos cães, é feita uma aplicação em um dos testículos que começa a fazer o efeito de atrofiamento. Não há sangue, nem dor e é a mais indicada, porém ainda não chegou em Paranaguá”, salientou.
O segundo método é mais barato e mais rápido, pois é possível castrar 20 cães machos em cerca de uma hora. Além de solucionar o problema da procriação dos cães de rua, por exemplo. Tanto que já é utilizada com este fim em cidades como São Paulo em canis para o controle populacional dos animais.