conecte-se conosco

Nova proposta ajuda pessoas que estão em vias de perder imóvel

FGTS pode ser usado para quitar até 12 parcelas do financiamento

Publicado

em

Quem financiou casa ou apartamento com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) passa a ter mais um benefício para pagar as prestações. A partir de agora, é possível quitar até 12 mensalidades atrasadas com o saldo do FGTS. Antes, era possível fazer isso apenas com três prestações. No entanto, a situação é válida até o dia 31 dezembro de 2017, e a principal vantagem é impedir que o mutuário tenha o imóvel tomado por não pagar as parcelas por quase um ano.

A mudança foi aprovada pelo Conselho Curador do FGTS, no início do mês. Outro critério para ter direito ao benefício é ter tido a carteira assinada por pelo menos três anos. Além disso, o colegiado estabeleceu que os recursos do FGTS podem cobrir até 80% do valor total de cada prestação.

As novas regras valem para quem financiou a unidade por meio do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), sendo que o valor da casa ou apartamento não pode ultrapassar, no Paraná, R$ 800 mil. Além disso, o mutuário não pode ser proprietário de outros imóveis. Com essa mudança, o Governo Federal faz com que em tempos de crise financeira, desemprego e atraso no pagamento de contas, as famílias que financiaram imóveis ganhem um fôlego a mais para manter as contas em dia.

 

MUTUÁRIA APROVA A MEDIDA

 Moradora no conjunto habitacional Ilha de Palmas, na Vila dos Comerciários, Maria do Nascimento gostou da nova medida e disse que vai buscar mais informações para poder colocar em dia as prestações da casa onde mora. “Tenho até vergonha de dizer, mas não consigo pagar as parcelas do meu apartamento junto com as contas do condomínio. Desse modo, um mês pago uma parcela, na outra, atraso”, disse.

Ela afirmou que se enquadra nos requisitos do programa da Caixa para a utilização do FGTS. “Já tive, por mais de três anos, a carteira assinada, ou seja, posso ter a condição de retirar o valor lá existente para quitar um pouco das minhas dívidas”, declarou a mulher.

 

FGTS DE CONTAS INATIVAS

A Caixa Economia Federal (CEF) promete para o dia de hoje, 14, o informe do calendário para o saque das contas inativas do FGTS, aquele dinheiro que ficou bloqueado quando o trabalhador pediu demissão ou foi demitido por justa causa.

Segundo a CEF, o dinheiro estará liberado já em março, e a transferência será automática para quem tem conta na Caixa. Pequenos valores poderão ser sacados. Como envolve um volume muito grande de recursos, o plano é liberar em lotes, de acordo com a data de aniversário do trabalhador.

Publicidade






Em alta