conecte-se conosco

Meio Ambiente

Prefeitura inicia mutirão de limpeza nos bairros

População deve colaborar fazendo o descarte correto do lixo

Publicado

em

Após as fortes chuvas da última semana, o que se viu em diversos cantos da cidade foram acúmulos de lixo, além de parte de móveis perdidos pela população devido aos alagamentos. Tendo em vista os perigos com relação à dengue que esses objetos descartados nas ruas podem trazer, a prefeitura de Paranaguá iniciou, na última sexta-feira, um trabalho de recolhimento do lixo espalhado pela cidade.

Segundo informações da prefeitura de Paranaguá, participam da ação as secretarias de Meio Ambiente e Obras Públicas. Após percorrer alguns bairros, o prefeito Marcelo Roque determinou que as equipes estejam comprometidas com a limpeza para evitar que haja novamente uma situação de emergência como a da noite da última quarta-feira.

 


A moradora na Vila Portuária, Lucinéia Bernardo, enfrentou a água pela cintura para conseguir chegar em casa

 

A população também deve fazer a sua parte, ajudando as equipes e informando os vizinhos sobre a necessidade de remoção do lixo e da não acumulação de entulhos que possam entupir os bueiros.

 

MORADORES

Quem ajudou uma das equipes na manhã de sexta-feira na Vila Portuária, foi o morador Marcelo Rodrigues de Oliveira, que solicitou ajuda quando os maquinários passaram próximos de sua residência. “Pedi para o encarregado, que está fazendo a limpeza das ruas, para dar uma atenção para a gente. Parte do bueiro saiu do lugar e era perigoso que uma criança caísse, eles me deram uma atenção valorosa, pois isso preserva uma vida. Nos dias de enchente, as crianças brincam na água, imagina uma criança dessa cair dentro desse bueiro?”, declarou.

Marcelo relatou ainda as perdas que teve em decorrência dos alagamentos. “Tive muitos prejuízos, o nível da água ficou muito acima do esperado. Perdemos guarda-roupas, pia, armários e cômodas. Essa foi a segunda vez que alagou tudo, o importante é deixar as crianças em cima da cama para proteger”, contou. O que não conseguiu salvar, Marcelo entregou para a equipe da prefeitura que estava fazendo a limpeza.

 


“Parte do bueiro saiu do lugar e era perigoso que uma criança caísse”, disse Marcelo Rodrigues de Oliveira

 

Sobre o descarte incorreto do lixo, que pode entupir bueiros, o morador disse que é preciso mais consciência por parte da população. “As pessoas que jogam lixo na rua causam enchentes, não só para elas, mas para todo mundo”, destacou Marcelo.

A moradora na Vila Portuária, Lucinéia Bernardo, teve que entrar na água, que estava na altura da sua cintura, para conseguir chegar em casa na noite de quarta-feira após o trabalho. “As manilhas estão entupidas e, por isso, acho que as autoridades tinham que cuidar urgentemente disso. Na minha rua ninguém quer comprar mais nenhum móvel, com medo de perder de novo”, contou.

A limpeza das ruas, segundo Lucinéia, deveria ser feita com frequência como forma de evitar tais enchentes. “Tem que ser uma coisa contínua porque, muitas vezes, a população não colabora, vem a água e entope tudo de novo. A situação é difícil para a gente”, enfatizou.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress