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Meio Ambiente

Município realiza média de 300 atendimentos veterinários gratuitos por mês em Paranaguá

Semma atende em dias úteis em sua sede no Aeroparque de forma gratuita para todos os cidadãos (Foto: Semma/PMP)

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Profissionais atendem na sede da Semma no Aeroparque e de forma itinerante pelos bairros

Na última semana, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou um balanço positivo do atendimento veterinário gratuito realizado por médicos veterinários e funcionários do município. Segundo a pasta, de 250 a 300 atendimentos são realizados mensalmente pela Semma em sua sede no Aeroparque e de forma itinerante nos bairros do município. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, o saldo é positivo pela possibilidade de atendimento aos animais de estimação como gatos e cães, principalmente de tutores sem condições financeiras de pagar o atendimento veterinário particular. Além disso, a perspectiva é melhorar o que já está consolidado, através da construção em andamento de um novo Centro de Atendimento na sede da Semma.

De acordo com a médica veterinária e diretora do departamento veterinário da Semma, Fabíola Frizzo, diariamente são distribuídas dez senhas para a população, no entanto normalmente são atendidos mais de dez animais por conta de emergências. "A média é de 250 a 300 atendimentos mensais. Somente no mês de julho foram realizados 326 atendimentos”, explica. “O atendimento gratuito é de extrema importância, principalmente para as pessoas mais carentes. Sabemos que nem todos podem pagar uma consulta particular, mas todos os animais merecem cuidado e atenção. Por mais que o atendimento gratuito seja preferencialmente para a população de baixa renda, todos os munícipes têm direito", complementa.

"Não realizamos procedimentos como cirurgias, internamentos, aplicação de vacinas. Os nossos veterinários realizam o atendimento ambulatorial, fornecem a medicação imediata, quando necessário, e prescrevem a receita. É de responsabilidade do tutor do animal a compra do remédio para a continuação do tratamento indicado pelo profissional”, afirma a médica veterinária.

ANIMAIS ABANDONADOS

Além dos animais com tutores, outro foco da Semma é o atendimento de animais abandonados. “No período da manhã, o atendimento é voltado aos animais que estão na secretaria. Animais abandonados, vítimas de maus-tratos ou acidentes são encaminhados para a sede e passam por tratamento até que se recuperem e estejam aptos para adoção. Além de cães e gatos, os cavalos que são resgatados, muitas vezes em condições físicas precárias, também são encaminhados para adoção", explica a diretora.

Outro processo importante é o de adoção de cães e gatos, que funciona de forma simples e é disponibilizado a todos os cidadãos na sede do Aeroparque. "Para adotar é necessário ser maior de 18 anos e ir até a sede da Semma munido de um documento com foto. Após escolher o animal, o novo tutor preenche uma ficha se responsabilizando pelo bichinho. Para adotar um cavalo, é necessário protocolar o pedido no prédio da prefeitura. Vale ressaltar que o abandono de animais é crime previsto no artigo 164, do Código Penal Brasileiro”, ressalta Fabíola.

Raphael Rolim de Moura, secretário de Meio Ambiente, explica que novo centro de atendimento irá melhorar ainda mais o setor de atendimento veterinário da Semma

CENTRO DE ATENDIMENTO E SEMMA MÓVEL

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, um importante avanço no atendimento veterinário público está em andamento: o novo Centro de Atendimento Veterinário da Semma. “Com isso, o objetivo é oferecer um melhor tratamento aos animais da nossa cidade e maior conforto aos tutores. O Programa de Proteção Animal é a concretização de todas as ações que a Semma está fazendo. Atendimento veterinário gratuito, recolhimento de cavalos soltos pela cidade, resgates de animais em situação de risco, feira de adoção, educação ambiental, entre outros trabalhos realizados”, destaca o gestor.

Outra conquista para o município foi o atendimento veterinário gratuito itinerante nos bairros por meio do projeto "Semma Móvel". "Sabemos que muitos moradores em bairros distantes da sede da Semma não têm como transportar o animal. Começamos atendendo apenas os bairros de Alexandra e Ilha dos Valadares, atualmente percorremos todos os bairros do município. O atendimento funciona das 8h30 às 11h e são realizados, em média, sete atendimentos por dia, depende muito do bairro. Divulgamos o cronograma no início de cada mês na página da Semma no Facebook”, explica a diretora Fabíola.

“O atendimento veterinário gratuito, tanto na sede da Secretaria quanto o itinerante, só tende a melhorar. A criação do novo centro de atendimento, o novo itinerário do Semma móvel, além dos fiscais que estão sempre atentos às denúncias de maus-tratos e abandono comprovam isso. O nosso departamento veterinário trabalha diariamente em prol do bem-estar dos animais do município”, finaliza Raphael de Moura.

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