conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos do Paraná inicia Operação Verão 2019/2020

Objetivo é minimizar a possibilidade de acidentes de navegação

Publicado

em

O Comando do 8º Distrito Naval (Com8DN), por intermédio da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), inicia nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro, a "Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos” nas áreas de maior concentração de embarcações até o dia 18 de março do próximo ano.

A missão principal é minimizar a possibilidade de acidentes de navegação com Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário e com o esclarecimento das normas de segurança da navegação para garantir salvaguarda da vida humana, sem deixar de aplicar medidas rígidas contra as irregularidades constatadas. A Operação Verão da Marinha do Brasil (MB) acontece em todo o país aliada a uma campanha de conscientização para fortalecer a preservação de nossos mares, rios e lagos.

Locais

Os militares da CPPR vão atuar com intensidade no Litoral do Paraná nos pontos de maior tráfego aquaviário: Baía de Paranaguá (Rio Itiberê, Canal da Galheta e Ilha do Mel), Pontal do Paraná (Canal do DNOS e Terminal de Embarque de Passageiros); Baía de Guaratuba, Guaraqueçaba e Antonina. Além disto, haverá ações de Inspeção Naval em toda a área de jurisdição em represas e alagados de rios na região Leste do Paraná: Curitiba (Capivari e Passaúna); Rio Iguaçu; São Mateus do Sul; Ponta Grossa (Alagados do Rio Pintangui); e Norte Pioneiro (Represa de Xavantes).

Trabalho 

A ênfase do trabalho será coibir a prática das ocorrências de navegação que aumentem o risco de acidentes: tráfego de motos aquáticas e lanchas perto da praia e de banhistas; navegação em mar aberto por embarcações classificadas para navegação interior; condução de embarcações por aquaviários e amadores alcoolizados; excesso de lotação e de carga; má amarração do material de bordo; e condução de embarcações por pessoal inabilitado.

Cidadão-fiscal A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) incentiva todo o cidadão a auxiliar na fiscalização do tráfego aquaviário. Ao verificar irregularidades com embarcações, como manobras perigosas; falta de itens de segurança; condutores alcoolizados; e problemas com coletes salva-vidas ou na habilitação dos condutores solicita-se que a CPPR seja acionada de imediato através do DisqueSegurança da Navegação no (41) 3721-1542.

As informações podem ser encaminhadas ainda por e-mail no [email protected] Mais informações também estão no site da Capitania: www.marinha.mil.br/cppr/.

Pedidos de Busca e Salvamento podem ser feitos ainda pelo número 185. Mares Seguros e Limpos Em decorrência do recente episódio das manchas de óleo no litoral brasileiro, a Operação Verão da Marinha do Brasil em todo o país terá como foco o combate à poluição que tem atingido a nossa Amazônia Azul. A Marinha permanece engajada nessa cruzada e por isso será dado enfoque ao tema “Mares Seguros e Limpos”.

A mensagem chega ao público com o propósito de reforçar o permanente trabalho que a Marinha, em conjunto com o Exército Brasileiro (EB), a Força Aérea Brasileira (FAB), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA), a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), a PETROBRAS, diversas instituições federais, estaduais e municipais públicas e privadas, a academia e a sociedade, têm realizado para mitigar o impacto do óleo no litoral, em um esforço árduo de limpeza, que além de reduzir as consequências nas áreas afetadas, pretende, ainda, combater o avanço para outras regiões.

Para além de todo o empenho no combate à poluição causada pelo óleo, a Marinha segue intensificando seu trabalho, não somente nas ações de prevenção da poluição hídrica, mas também em atividades ligadas à salvaguarda da vida humana no mar e na segurança da navegação, uma vez que, deste modo, reforçamos a prevenção e minimizamos os riscos de acidentes com embarcações durante o verão.

De forma a garantir a integridade física de tripulantes, passageiros e banhistas, militares dos Distritos Navais, Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências promovem a divulgação das principais regras de navegação e a importância do seu cumprimento para quem deseja aproveitar a época mais quente do ano com segurança. A "Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos" contará com mais de cinco mil militares e servidores civis que atuam nas Capitanias, Delegacias e Agências da Marinha do Brasil.

As ações de fiscalização envolvem os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

Ademais, haverá ações de monitoramento e controle de poluição hídrica nas áreas e nas embarcações fiscalizadas. Ações de conscientização serão realizadas em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, com palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação e preservação ambiental.

Todo o material da Campanha da "Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos" está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://www.marinha.mil.br/dpc/campanhas. Outra ação que ocorrerá em conjunto com a "Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos" será a “Travessia Segura”, no mês de janeiro, em todo o País, voltada a embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, que têm seu fluxo intensificado durante o período de férias nas regiões litorâneas e nos balneários.

A Marinha do Brasil convida a população a participar da "Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos". A conscientização é tão importante quanto a fiscalização. Ao avistar uma mancha de óleo, informe às autoridades competentes por meio do telefone 185 e nunca manipule algum resíduo sem o devido Equipamento de Proteção Individual (EPI) e sem a supervisão ou orientação de algum dos órgãos técnicos envolvidos.

Confira as 15 recomendações para a Segurança da Navegação:

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!

2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas. Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.

3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.

4) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.

5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes. Cuidem-se!

6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação. Quando existe respeito, a diversão não tem limites.

7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegue no “escuro”.

8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças. Com precaução, não existe mau tempo.

9) Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.

10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.

11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.

12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.

13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!

14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas. Lembre-se – o colete salvavidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil.

15)Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo

 

Continuar lendo
Publicidade