Durante o mês de agosto, militares da Capitania dos Portos do Paraná estiveram na Comunidade de Itaqui, localizada em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, para a realização de mais um projeto de “Capitania Itinerante”.
O objetivo da iniciativa é levar os serviços oferecidos pela Capitania até as comunidades mais distantes de sua sede. Este ano, o projeto já levou a Marinha do Brasil outras duas vezes ao município de Guaraqueçaba.
“Esse trabalho é muito importante para o cumprimento da nossa missão. Ainda é muito pouco perto das necessidades do nosso litoral, por isso damos cada vez mais atenção a projetos como este. Realizamos também, com frequência, missões no interior do Estado com o mesmo objetivo”, comentou o Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva.
Na oportunidade, foi realizada formação de pescadores profissionais, vistorias e inscrição de embarcações. Trinta e cinco pescadores foram qualificados. Foram inscritas 62 embarcações de construção artesanal. Além da comunidade local, compareceram também moradores nas comunidades Ilha Rasa e Massarapuã para receber orientações sobre a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar.
Da Assessoria da Capitania