conecte-se conosco

Maçonaria

O Dia do Maçom

A criação do DIA DO MAÇOM foi levantada pela Grande Loja de Santa Catarina, das Grandes Lojas do Brasil (CMSB – Confederação da…

Publicado

em

 A criação do DIA DO MAÇOM foi levantada pela Grande Loja de Santa Catarina, das Grandes Lojas do Brasil (CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil), realizada em Belém, nos dias 17 a 22 de julho de 1957 e, lá por sugestão da Grande Loja de Minas Gerais, escolheu-se o dia 20 de agosto, que na justificativa: "por ter sido nesse dia que a Independência do Brasil foi proclamada dentro de um Templo Maçônico". E assim vários trabalhos de esmerados IIrm:. têm consignado esta data como sendo o dia do registro da moção de independência do Brasil de Portugal, lá pelos idos de 1822. Por certo, os Irmãos das Grandes Lojas apenas compilaram os registros do Barão do Rio Branco em "HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL", que grafava a Sessão do 20º dia do 6.º mês, como sendo correspondente a 20 de Agosto. O que confundiu o Barão do Rio Branco é que ele considerou o ano, nas suas análises, iniciando-se em 1.º de março (mais próprio do Rito Francês), enquanto que o calendário adotado do Grande Oriente Brasílico, era o "Adonhiramita", que segundo Kurt Prober foi de 1822 a 31.12.1855, com os meses iniciando-se a partir do dia 21, no correspondente Gregoriano. Os seguidores do Irmão Gonçalves Ledo desejavam o total rompimento com o reino de Portugal. Os partidários do Irm José Bonifácio de Andrada e Silva pregavam uma convivência estreita entre os dois países. Não obstante a realeza do Irm Pedro I não era discutida, entre eles que, o aceitavam na frente do governo do Brasil.

Daquela ata, consta que a Assembléia decidiu ser imperiosa a proclamação da independência e da realeza constitucional, na pessoa de D. Pedro. Mostra, também, que o dia da sessão, 20º dia do 6º mês maçônico do Ano da Verdadeira Luz de 5822, era o dia 9 de setembro. Isso porque o Grande Oriente utilizava, na época, um calendário equinocial, muito próximo do calendário hebraico, situando o início do ano maçônico no dia 21 de março (equinócio de outono, no hemisfério Sul) e acrescentando 4000 aos anos da Era Vulgar. Desta maneira, o 6.º mês maçônico tinha início a 21 de agosto e o seu 20.º dia era, portanto, 9 de setembro, como situa o Boletim de 1874 foi o dia correto e que deveria ser seguido no Brasil.

No dia 22 de Fevereiro de 1732, em Bridges Creek/VIRGÍNIA – Estados Unidos da América,  nasceu George Washinton (o principal artífice da independência dos Estados Unidos da América). George Washinton foi iniciado a 4/11/1752, na “Loja Maçônica Fredericksburg n.º 004”, de Fredericksburg/VIRGÍNIA, chegando ao grau de Companheiro Maçom em 1753, e Mestre Maçom em 4/08/1754, [por isso nos Estados Unidos se comemora dia 22 de Fevereiro.

 

Yassin Taha

Deputado Federal GOB

Loja Perseverança

 

 

Continuar lendo
Publicidade