conecte-se conosco

Maçonaria

George Washington: Um dos fundadores dos Estados Unidos

George Washington nasceu em 22 de fevereiro de 1732, em Westmoreland, na colônia da Virgínia. De família abastada, proprietário de…

Publicado

em

George Washington nasceu em 22 de fevereiro de 1732, em Westmoreland, na colônia da Virgínia. De família abastada, proprietário de plantações e inúmeros escravos, ainda jovem perdeu seu pai e seu irmão mais velho.

Construiu forte ligação pessoal e profissional com o poderoso Lord Fairfax; tendo ingressado no Exército conseguiu rápida ascensão após a guerra franco-indígena. Com o fim do conflito, cresce o descontentamento das colônias com a metrópole, pois apesar de a Grã- Bretanha ter sagrado-se vencedora, adquiriu dívidas decorrentes da guerra e por esse motivo o Parlamento britânico aprovou o aumento das já elevadas taxas aos colonos americanos. Juntamente com a elevação da carga tributária, as diferenças fundadas em crenças filosóficas, políticas e econômicas culminaram com o conflito armado que veio a ser conhecido como a Guerra da Independência (1775-1783).

Apoiou a Constituição de 1787 e fez com que ela fosse aprovada por todos os estados em 1789. Em 4 de fevereiro de 1789, foi eleito por unanimidade para a presidência da União, derrotando John Adams. Em 1792 foi reeleito e recusou um terceiro mandato "para não dar mau exemplo".

Quando a Revolução Francesa tornou-se uma grande guerra entre a França e a Inglaterra, Washington negou-se a aceitar conselhos de seu Secretário de Estado Thomas Jefferson, que era pró- França e também de seu Secretário de Tesouro Alexander Hamilton, que era pró- Grã Bretanha, insistindo que a neutralidade era necessária até os Estados Unidos ficarem mais fortes. Para seu desapontamento, dois partidos foram criados no fim de seu primeiro mandato.

George Washington foi iniciado na Maçonaria em 4 de Novembro de 1752 tendo pago 2 libras e 3 shellings na Loja N.º 4 de Frederiksburg, onde recebeu a elevação de Grau em 3 de Março de 1753 sendo exaltado a Mestre em 4 de Agosto de 1753.

Presume-se ter sido o primeiro Venerável Mestre da Loja Alexandre N.º 22, em Alexandria, pois o seu nome aparece em primeiro lugar na lista da Comissão que recebeu a Carta Constitucional em 1788.

Em sua memória foi construído um imponente memorial maçônico, em forma de obelisco, em Alexandria, Virginia, nos arredores de Washington, EUA. A famosa nota de um dólar, que a propósito possui um George Washington bem no meio, está cheia de simbolismos maçônicos. A cidade que leva seu nome, a capital dos Estados Unidos, a cidade de Washington, quando o arquiteto Pierre Charles L´Enfant, que era maçom, projetou o Centro Governamental de Washington, em 1791, ele planejou mais do que apenas ruas, avenidas e edifícios públicos comuns. A cidade é centralizada no Capitólio e obedece os cânones maçônicos da geometria, onde seus principais edifícios e monumentos configuram sugestivas figuras sobre o mapa da cidade.

 

YASSIN  THA

Deputado Federal GOB

 

Continuar lendo
Publicidade