conecte-se conosco

Maçonaria

A Torre Eiffel e a Maçonaria

Símbolo da capital francesa, a torre é feita de aço forjado e foi projetada por Fréderic August Bartholdi e Gustave Eiffel, que empresta seu…

Publicado

em

Símbolo da capital francesa, a torre é feita de aço forjado e foi projetada por Fréderic August Bartholdi e Gustave Eiffel, que empresta seu nome à estrutura.

A Torre Eiffel foi inaugurada no dia 31 de março de 1889, sendo a maior construção humana do mundo na época, com 324 metros de altura e peso superior a 10 mil toneladas. O título de estrutura mais alta do mundo só foi perdido pela torre 41 anos depois, quando foi inaugurado, em Nova York, o arranha-céu Chrysler Building.

A ideia de sua edificação para a exposição de 1889 germinou no seio da Loja Maçônica Alsace-Lorraine, da qual Gustave Eiffel era um dos dignatários. Seu design parece ter inspiração maçônica.

Uma verdadeira pirâmide, com um farol iluminando a cidade das luzes, a torre tem três andares, um aceno para os três primeiros graus da iniciação, o de aprendiz, companheiro e mestre.

Inaugurada em 31 de março de 1889, a Torre Eiffel (pronuncia-se com a sílaba tônica no último "e", e não foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa, foi construída para ser uma estrutura temporária).

Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição Universal de 1889 expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de rádio a salvou. Os últimos vinte metros da torre correspondem à antena de rádio que foi adicionada posteriormente. A torre manteve-se como o monumento mais alto do mundo ao longo de mais de quarenta anos até ser destronada em 1930 pelo o Edifício Chrysler, de Nova Iorque, que tem 329 metros.

A Torre é um dos maiores símbolos maçônicos existentes no Mundo.

 

Yassin Taha

Deputado Federal

 

Continuar lendo
Publicidade