conecte-se conosco

Maçonaria

A Estátua da Liberdade

Poucos têm conhecimento, mas a Estátua da Liberdade, que está na Ilha de Manhattan, foi um presente maçom do Governo Francês aos…

Publicado

em

Poucos têm conhecimento, mas a Estátua da Liberdade, que está na Ilha de Manhattan, foi um presente maçom do Governo Francês aos Estados Unidos, a estátua foi orquestrada por maçons franceses.

Frederic Bartholdi, o designer da Estátua da Liberdade, era, naturalmente, um maçom e muito familiarizado com o simbolismo e filosofias da maçonaria. As três figuras principais envolvidas com a estátua, Frederic que projetou a estátua em si, Gustave Eiffel, que projetou a estrutura de suporte interior, e Richard Hunt, que projetou o pedestal, eram todos maçons. O plano original de Bertholdi para uma estátua gigante deste tipo era para ser colocado em um porto no Egito. Após a sua proposta ser recusada pelo governo egípcio, ele mudou seu design e se aproximou da América para ver se eles poderiam erguer sua estatua recém-projetada. Então decidiu-se presentear os Estados Unidos e isso foi em 1876.

Trata-se da escultura mais pesada do mundo, com 225 toneladas. Sem o pedestal, a estátua mede 46,5 metros, sendo que com ele, alcança os 92,99 metros. Para chegar até o topo, são 354 degraus, o equivalente a 22 andares.

O fogo da tocha erguida pela mulher representa a liberdade do povo, assim como a própria estátua. Em sua coroa existem 25 janelas (que simbolizam as jóias encontradas naquelas terras) e 7 raios (que representam os sete continentes e os sete mares do mundo). Em sua mão esquerda segura uma tábua, na qual está escrita: 4 de julho de 1776, em algarismos romanos.

No dia 28 de outubro de 1886, a estátua foi inaugurada em uma celebração maçônica. O presidente Grover Cleveland presidiu à cerimônia e o maçom Bispo Episcopal de New York fez a invocação. O  orador da cerimônia foi o maçom Chaucey M. Depew, senador dos Estados Unidos. Perto da Estátua da Liberdade foi colocada uma placa com os seguintes  dizeres:

"Neste local em 5 de agosto de 1884, a pedra angular da Estátua da Liberdade Iluminando o Mundo foi colocada com uma cerimônia de William A. Brotte, William A. Brodie, Grande Mestre Maçon do Estado de Nova Iorque. Membros da loja maçônica, representantes do Governo dos EUA e da Franca, oficiais do exército e da marinha, membros de Legações Estrangeiras e cidadãos ilustres estiveram presentes. Esta placa é dedicado aos maçons de Nova York, em comemoração do 100.º aniversário daquele acontecimento histórico”.

 

Yassin Taha

Deputado Federal

Loja Perseverança

 

Continuar lendo
Publicidade