conecte-se conosco

Litoral

Atendimentos do SAMU aumentam 30% durante a temporada de verão no litoral

Durante a última temporada, entre dezembro e janeiro, atendimentos mais feitos pelo SAMU foram de transferência de pacientes e primeiros socorros a mal-estar (Foto: Arquivo)

Publicado

em

Cislipa, responsável por gerir serviço de emergência, conta com oito viaturas e reforço de três durante a temporada

Um item essencial para o atendimento de emergência e em prol da saúde pública no litoral do Paraná durante a temporada de verão é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que é gerido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa). De acordo com a assessoria, os atendimentos durante a Operação Verão aumentam, em média, 30%, algo intensificado pela vinda de milhões de turistas aos municípios da região, principalmente no Ano-Novo e no Carnaval.

De acordo com o Cislipa, de dezembro a janeiro de 2019, período de intenso fluxo de pessoas no litoral na temporada passada, o SAMU fez o total de 4,5 mil atendimentos na região. "O SAMU conta com uma unidade de suporte avançado de vida e sete unidades de suporte básico de vida. Com a chegada do verão, o Governo do Estado envia mais três unidades de suporte avançado de vida e a contratação do pessoal para tripular as três unidades é feita pelo Cislipa. As três unidades de suporte avançado de vida ficam distribuídas da seguinte maneira: uma em Guaratuba, uma em Matinhos e uma em Pontal do Paraná", ressalta o consórcio.

10 ATENDIMENTOS MAIS REALIZADOS

No período mais intenso do último verão, entre dezembro e janeiro, o atendimento mais realizado pelo SAMU foi referente a transferências de 838 pessoas, bem como primeiros socorros a mal-estar na segunda colocação (740) e queda do mesmo nível (215). O quarto tipo de maior ocorrência é a de atendimento a desmaio (212), seguida de crise convulsiva na quinta posição (192). O sexto maior tipo de atendimento é a surtos psiquiátricos/agressivos (159), seguido de falta de ar (158), dor abdominal (144), um item denominado de "outros acidentes" (104) e agressão corporal (100).

OPERAÇÃO VERÃO

De acordo com o Cislipa, durante a temporada de verão o Governo do Estado envia recursos financeiros aos municípios para complementação dos serviços de saúde em todo o litoral. "Essa complementação dos serviços é feita pelo CISLIPA, o qual faz a contratação de pessoal para prestar serviço nos hospitais, UPA, SAMU, Pronto Socorro, entre outros. O valor total que será repassado ao CISLIPA para operacionalização da operação verão é no total de R$ 4.409.651,40", finaliza a assessoria.

Publicidade


Em alta