conecte-se conosco

Litoral

Assinada Ordem de Serviço para revitalização do entorno do Aquário

O projeto está estimado em R$ 9 milhões e tem prazo de execução da obra em 720 dias

Publicado

em

Na manhã de ontem aconteceu a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras no entorno do Aquário de Paranaguá, no Litoral do Estado. O projeto está estimado em mais de R$ 9 milhões e os recursos são do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com a fiscalização sob responsabilidade da Paraná Edificações. A realização da obra é de responsabilidade da empresa TSA Consultoria e Engenharia.

O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto destacou a importância da revitalização. “Esse aquário além de ter 90% das espécies aquáticas do litoral, serve para um processo de turismo, científico e de conhecimento do que temos de bom no litoral. A revitalização do Aquário nos fará trazer muito mais turistas do que já tivemos aqui”, avaliou. Ele contou que de 2014 a 2016, foram quase 280 mil pessoas que passaram pelo Aquário de Paranaguá.

 

 

O secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Trabalho, Artagão Júnior afirmou que a revitalização do entorno do Aquário é uma conquista importante. “Teremos aqui uma reestruturação da região do entorno do Aquário, teremos estacionamento, mudança do mercado do peixe, será uma nova atração e estrutura turística”, destacou.

O prefeito Marcelo Roque ressaltou que a obra será um marco para a cidade. “Essa obra de revitalização do Centro Histórico é um marco para o município. Paranaguá tem um potencial enorme e essa reforma foi o pontapé inicial para atrair mais turistas para a região”, enfatizou.

O governador Beto Richa falou na oportunidade sobre os investimentos no litoral e em todo o Estado. Richa elogiou o Aquário de Paranaguá e frisou que a obra de revitalização completa do Centro Histórico vai repaginar a arquitetura do local. “Além desse belíssimo Aquário que inauguramos há cerca de três anos, temos agora a felicidade de anunciar a Ordem de Serviço do início das obras de revitalização completa do Centro Histórico de Paranaguá”, ressaltou.

 

 

O projeto prevê um novo mercado do peixe, que ganhará um visual arquitetônico. O novo desenho leva em conta a acessibilidade e também o conforto dos clientes. A Praça Mário Roque, antiga 29 de Julho, será remodelada. Todo o calçamento será substituído por paver (blocos de concreto), com rampas de acesso para as pessoas com dificuldades de locomoção e uma nova iluminação será instalada na praça e perto do trapiche. Outra melhoria é a implantação de uma nova rede de drenagem para acabar com pontos de alagamentos, comuns em dias de chuvas fortes. O estacionamento e seus acessos também serão melhorados.

Participaram da solenidade o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque; o diretor-geral da Paraná Edificações, Roberto Marangon; e o representante da TSA Consultoria e Engenharia, Luiz Augusto Pinheiro; o secretário de Estado da Justiça, Artagão de Mattos Leão Júnior; o secretário de Estado da Comunicação Social, Márcio Villela; o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho; a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o deputado estadual Alexandre Curi; e o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, e outras autoridades, convidados e população.

Publicidade






Em alta