conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Paranaguá: mudanças nos seus limites geográficos IV

Na última semana, foi comentado sobre o fato de Paranaguá, em 29 de julho de 1648, passar à categoria de Vila, fazendo parte da Capitania de Nossa…

Publicado

em

Na última semana, foi comentado sobre o fato de Paranaguá, em 29 de julho de 1648, passar à categoria de Vila, fazendo parte da Capitania de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.

Pois bem, em 1656 (1660) D. Álvaro Pires de Castro e Souza, Marquês de Cascais e herdeiro do donatário, desmembrou a Capitania de Itanhaém e instituiu a Capitania de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. A Vila de Paranaguá passou a ser a sede da nova Capitania, tendo Gabriel de Lara como seu Capitão-Mor, Ouvidor e Alcaide Mor (RIBEIRO-FILHO, 1998). Esse fato causou conflito, pois Itanhaém perdeu 40 léguas de costa e a Vila de Paranaguá, considerada próspera.

Em 1710, Paranaguá perdeu a regalia de ser sede da Capitania, pois foi incorporada à Capitania de São Paulo.

Em 1724, Paranaguá tornou-se sede da 2.a Comarca da Capitania de São Paulo.

Em 1725, fez-se a divisão das Ouvidorias de São Paulo e de Paranaguá, as quais se separavam por uma linha imaginária, balizada na costa de Iguape e lançada para o oeste. A Ouvidoria de Paranaguá compreendia todo o sul do Brasil, até o Rio da Prata e, a oeste, até Furnas, agregando as seguintes Vilas: Iguape, Cananéia, São Francisco, Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), Laguna e Nossa Senhora da Luz de Curitiba.

Em 1749, iniciou-se o desmembramento do imenso território da Ouvidoria de Paranaguá, pois foi criada a Ouvidoria da Ilha de Santa Catarina. Assim, a de Paranaguá perdeu os territórios ao sul do rio São Francisco e do rio Negro. Em 1812, foi criada a Comarca de São Pedro do Rio Grande e Santa Catarina, as quais em 1821 foram subdivididas, criando-se as Comarcas da Ilha de Santa Catarina e a Comarca do Rio Grande do Sul, perdendo a Ouvidoria de Paranaguá mais a Vila de Lages, avaliada em 200 léguas quadradas.

Em 1812, a sede da Ouvidoria de Paranaguá foi transferida para Curitiba.

Em 1832, deixaram de existir as Ouvidorias.

Em 1842, Paranaguá foi elevada à categoria de cidade, bem como Curitiba.

Em 1853, a Comarca de Curitiba, na Província de São Paulo, foi elevada à categoria de Província, passando a chamar-se Província do Paraná, perdurando até 1889 com a proclamação da República.

As Vilas agregadas a Paranaguá, quando cabeça de Comarca eram: Iguape, Cananeia, Antonina, Guaratuba, Curitiba, Castro, Vila Nova do Príncipe (Lapa) e Lages.

Ainda tem mais.

Guadalupe Vivekananda Fabry

Presidente – IHGP

 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress