conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Os presidentes do IHGP

Como já comentado em artigos anteriores, para termos hoje um patrimônio como o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá…

Publicado

em

 

          Como já comentado em artigos anteriores, para termos hoje um patrimônio como o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), algumas abnegadas pessoas trabalharam arduamente, assumindo a presidência da instituição.

          O primeiro foi Zenon Pereira Leite, em 1931, mesmo que tenha assumido numa Diretoria provisória, teve a missão de implantar o IHGP.

          Em 1948 assumiu Genaro Regis, com a finalidade de organizar as comemorações de 300 anos de Paranaguá, ocasião em que trabalhou intensamente para realização do Primeiro Congresso Regional de História e Geografia.

          Em 1952, Joaquim Tramujas foi eleito o presidente. Este foi de tão grande dedicação que sua gestão estendeu-se por muitos anos. Por seu esforço obteve-se o prédio que abriga o IHGP e todo o seu patrimônio histórico. Era chamado de Presidente Perpétuo. Em sua obra intitulada Vivências podemos observar o quanto se dedicou ao IHGP.

          Após, foi eleito Nelson de Freitas Barbosa, com grande dedicação à área cultural. Foi na sua gestão como prefeito que Paranaguá ganhou a Biblioteca Pública e criou-se o Conselho de Cultura.

          Logo em seguida foi eleito como presidente Hugo Correia, que foi sócio fundador do IHGP, além de ter passado pelos cargos de Secretário e Bibliotecário, com o que demonstra sua dedicação.

          Depois, Alceu Maron assumiu a presidência. Sua gestão foi de treze anos, marcada pela reforma do prédio, o qual era impecável durante toda sua administração, além de trazer à luz a obra de Antônio Vieira dos Santos em um português mais moderno e criar o Museu da Imagem e do Som – MIS.

          Tivemos também a gestão de Alessandro Staníscia, jovem, mas de uma grande seriedade e conhecimento sobre a história e que deu continuidade à abertura do IHGP para a comunidade de Paranaguá, representando com maestria o IHGP em outras instituições.

          Por fim, foi eleita Maria Helena Nízio, primeira mulher a assumir a presidência do IHGP e que marcou sua gestão com a entrada da Memória Musical, inclusive materializada por meio de um CD, gravado com apoio da Fundação Cultural de Paranaguá.    

É verdade que nesse artigo apresentamos os dados de forma resumida, porém, em próximos artigos poderemos aprofundar as informações.

 

Guadalupe Vivekananda Fabry

Presidente – IHGP


A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal. A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress