No artigo anterior comentamos sobre o Instituto Histórico e Geográfico – IHG do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Hoje vamos ampliar um pouco mais essa visão.
Como é interessante pesquisar sobre outros IHGP e observar a maneira como estão organizados. Então, o IHG do Rio de Janeiro, chamado como IHG Brasileiro, foi fundado em 21 de outubro de 1838, sendo o primeiro a ser criado. Em segundo foi criado o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, em 28 de janeiro de 1862, e em terceiro o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, em 2 de dezembro de 1869. Todos eles preservando a história da sua região e do Brasil. Inclusive todo o acervo do Instituto de Pernambuco é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
Cada um deles conta um pouco da história do povo brasileiro e a maioria tem sede em prédios históricos e estão funcionando bem, com as dificuldades normais, porém, mantendo a instituição. Na Bahia o Instituto foi fundado em 13 de maio de 1894 e é apoiado pelo Programa do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, já o Instituto do Distrito Federal foi fundado em 3 de julho de 1964 e preserva a memória do centro-oeste, especialmente documentos sobre a criação e desenvolvimento de Brasília. Em 1976, sua diretoria firmou convênio com a Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, com a finalidade de se ajudarem mutuamente, disseminando conhecimento entre os estudantes. O IHG de Sergipe foi fundado em 6 de agosto de 1912 e sua sede é carinhosamente conhecida como “a Casa de Sergipe”. Não é bom saber que os habitantes de Sergipe têm um carinho especial pelo Instituto Histórico de sua cidade?
Existem muitos outros Institutos Históricos e Geográficos pelo Brasil a fora. Porém, a nossa intenção com o artigo da semana passada e deste não é fazer um tratado sobre o assunto e sim aguçar a curiosidade dos leitores para pesquisar mais sobre tais instituições que preservam a nossa história. Sugerimos também que em viagens procure saber se há um Instituto Histórico e Geográfico naquela cidade e procure visitar.
Guadalupe Vivekananda
Presidente