conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Hans Staden

Foi em 1554, que o alemão Hans Staden embarcou para voltar da sua segunda e última viagem pelo Brasil e pela região do “Rio de la…

Publicado

em

Foi em 1554, que o alemão Hans Staden embarcou para voltar da sua segunda e última viagem pelo Brasil e pela região do “Rio de la Plata”, resumindo as aventuras em um dos primeiros registros escritos sobre a cultura brasileira da época, em um livro repleto de xilografias e histórias “História verdadeira e descrição de uma paisagem de povos selvagens, nus, ferozes e comedores de carne humana no Novo Mundo América “. É neste livro que consta a primeira menção escrita da Ilha de Superagui (Supraway), localizada no litoral paranaense, onde sofreu naufrágio e a partir de onde seguiu viagem para viver grandes aventuras em meio à tribo dos índios Tupinambá.

Queremos relatar sobre o impressionante trabalho que estudiosos realizam na cidade onde faleceu Hans Staden, chamada Wolfhagen, e também na sua cidade natal, Homberg-Efze, onde desenvolveram e continuam desenvolvendo atividades que possam agregar maior valor histórico à região. A exposição permanente sobre a vida do Hans Staden ocupa um andar inteiro do museu municipal, repleto de documentos, fotos, informações, até itens originais da época e região onde Staden passou. Esses incansáveis estudiosos do Staden mantêm um contato vivo e frutífero com o brasileiro Instituto Martius-Staden, em São Paulo, que resultou até hoje em inúmeras publicações, palestras, trocas de conhecimentos entre pesquisadores e amantes de história. É possível também que esses caminhos comecem a se prolongar até o litoral paranaense por contatos realizados pelo IHGP, que talvez possam render parcerias.

Os interessados em visitar ou estudar a citada região encontrarão a cidade de Wolfhagen também como um dos pontos da Rota dos Irmãos Grimm, bem como da Rota de Enxaimel, ou seja, de casas construídas com uma técnica antiga, onde podemos observar no Brasil em Blumenau e Marechal Cândido Rondon, entre outras cidades que tiveram influência alemã. Ambas rotas turísticas são muito bem conceituadas, sendo mais um exemplo de cuidado com a história e que traz retorno econômico para a população local.

Vide também: http://www.obrasraras.usp.br/obras/000152 e Instituto Martius-Staden: http://www.martiusstaden.org.br.

 

Guadalupe Vivekananda

Presidente – IHGP

                                  

Publicidade


Em alta