conecte-se conosco

Infraestrutura

Sindestiva fará cerimônia de início da revitalização do Solar Guimarães

Prédio histórico de Paranaguá foi construído por Visconde de Nácar em 1870

Publicado

em

No sábado, 23, às 10h, o Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva) irá promover uma solenidade que dará início às obras do restauro do casarão Solar Guimarães. O edifício histórico, que foi construído em 1870 por Visconde de Nácar, é de propriedade do Sindestiva que, através de ação do seu presidente, João Antonio Lozano Baptista, e da diretoria da entidade sindical, será totalmente revitalizado com incentivo do Governo Federal e do Governo do Estado e apoio de empresas instaladas em Paranaguá.

“O objetivo é resgatar a história, que teve o seu começo em meados de 1870 com a construção do casarão. Trata-se de algo muito importante não só para a família estivadora, como também para a cidade. Servirá de ‘start’ com o casarão para que possamos revitalizar todo o Centro Histórico, tendo como exemplo o nosso edifício. Essa ação vai resgatar a história do sindicato e demonstrar que Paranaguá pode começar uma mudança que será iniciada através do tão amado Casarão Solar Guimarães”, afirma o presidente do Sindestiva, Lozano. “Contamos com a presença de toda a família estivadora e da população nesta solenidade de início de revitalização”, completa.

Erguido na segunda metade do século XIX, o Solar Guimarães é um dos edifícios históricos mais belos do Centro Histórico de Paranaguá, localizado na mesma quadra que o Palácio Visconde de Nácar e próximo ao Clube Olímpico. Ele possui relação com o seu construtor, Visconde de Nácar, “nome cotado para ser o governador do Estado, para que fosse a residência de sua família nas proximidades do palácio que então deveria ser a sede da província do Paraná”, explica o sindicato por meio do convite da solenidade.

O Sindestiva pretende revitalizar o Solar Guimarães em todos os aspectos com o intuito que o local torne-se mais um espaço cultural de Paranaguá. O edifício é inclusive patrimônio histórico a nível federal e estadual. De acordo com o projeto de revitalização, ele está dividido em três grandes sub-projetos, em que a avaliação técnica da edificação já foi concluída, a elaboração do projeto técnico de restauro está 75% terminada e a execução do projeto técnico de restauro e outros projetos complementares será a última etapa a ser iniciada em breve.

A revitalização possui o patrocínio das empresas TCP, Copel e Cattalini e conta com o incentivo do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Paraná Incentivo à Cultura, bem como do Governo Federal através do Ministério da Cultura.

 

SERVIÇO

Solenidade de início das obras de revitalização do casarão Solar Guimarães
Horário: 10h
Data: 23 de setembro de 2017, sábado
Local: Centro Histórico, Rua Visconde de Nácar, 732 – Paranaguá – PR.
Às 10h30 haverá confraternização no Teatro Rachel Costa.

Publicidade










plugins premium WordPress