conecte-se conosco

Infraestrutura

Porto de Paranaguá e prefeitura debatem melhorias na cidade

O encontro faz parte dos esforços da nova gestão da Appa em contribuir com o desenvolvimento do município e aproximar a comunidade da atividade portuária.

Publicado

em

A relação do Porto de Paranaguá com a cidade foi tema de uma reunião entre o diretor dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o prefeito Marcelo Roque, na sexta-feira, 15. O encontro faz parte dos esforços da nova gestão em contribuir com o desenvolvimento do município e aproximar a comunidade da atividade portuária.

“Uma das nossas prioridades é ter um cuidado especial com Paranaguá e Antonina, as cidades mais afetadas pelo porto. São obras e investimentos que devem beneficiar quem vive aqui, com melhores acessos rodoviários, recuperação de vias e também novos projetos que contribuam para o bem-estar das pessoas”, explica Garcia.

Equipes técnicas do porto e da prefeitura conversaram sobre o andamento de obras que estão em execução com recursos da autoridade portuária – em especial o viaduto da BR-277, na entrada da cidade, além dos novos trapiches que serão construídos pela Administração dos Portos nas comunidades ribeirinhas.

“Existe uma demanda muito grande do povo insulano, que vive o dia a dia de cada ilha e espera pela reforma e manutenção dos trapiches. Nossa reunião foi importante para saber como estão os trâmites e para poder informar a população o que está sendo feito”, destacou o prefeito Marcelo Roque.

Serão 14 trapiches nas comunidades de Amparo, Europinha, Eufrasina, Ilha do Mel (Brasília e Encantadas), Ilha do Teixeira, Piaçaguera, Rocio, Vila Maciel, Ilha dos Valadares, Pontal do Sul e Antonina (Ponta da Pita e Portinho). Os Portos do Paraná vão investir R$ 1,4 milhão nas estruturas.

FUNDO – Na reunião também foi abordada a possibilidade de criação de um fundo de compensação para as cidades do litoral do Estado. “O primeiro pedido que recebi do governador foi estudar a criação deste fundo para desenvolver e minimizar os impactos da atividade portuária. Nosso setor jurídico já avalia as possibilidades e apresentamos uma ideia inicial ao Governo Federal, porque precisamos da autorização da Secretaria Nacional de Portos”, explica Garcia.

PRESENÇAS

Também participaram da reunião o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Yugi Higashi; o secretário de Serviços Urbanos, Ícaro José Wolski Pires; o secretário de Agricultura e Pesca, Antônio Ricardo dos Santos; o diretor de Meio Ambiente dos Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana; o diretor de Engenharia, Rogério Amado Barzellay.

 

AEN

Foto: Claudio Neves/APPA

 

 

 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress