conecte-se conosco

Infraestrutura

Obras serão entregues no aniversário de Paranaguá

Avenida Belmiro Sebastião Marques: via contempla mais de 17 bairros e afeta mais de 40 mil pessoas

Publicado

em

As obras na Avenida Belmiro Sebastião Marques, iniciadas em 2015, contempla desde a PR-407 até o início do Parque São João. O recurso, oriundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi aplicado em pavimentação asfáltica, drenagem, calçadas com acessibilidade com guias rebaixadas e ciclovia em toda a extensão.

O coordenador geral da Unidade de Gerenciamento de Programas (UGP), José Maranhão Neto, afirmou que todas essas melhorias serão entregues no dia do aniversário da cidade, 29 de julho. Segundo ele, os recursos do BID somam U$ 27.765.930 ao município para aplicação em diversas obras na cidade.

“O programa foi iniciado em 2009 e as gestões anteriores executaram menos de 50% do valor total. De janeiro até agosto de 2017 toda a equipe está completamente focada e concentrada em cumprir todas as condições elencadas no contrato”, garantiu o coordenador.

A revitalização da Avenida Belmiro Sebastião Marques compreende 4,19 km e é de extrema importância para ligar os bairros ao centro. “É uma via hoje arterial, que tem mais de cinco décadas, antes era chamada de estrada velha do Pontal, era uma região rural da cidade. Paranaguá está sendo planejada para lá, a Belmiro contempla mais de 17 bairros, nos quais moram mais de 40 mil pessoas, ou seja, as obras afetam grande parte da população. O objetivo é desafogar o transporte coletivo”, informou José Maranhão.

Para o coordenador, poucas avenidas no Estado atendem por completo ao Plano de Mobilidade. “A calçada, a ciclovia e o piso tátil são compartilhados. É uma tendência e podemos dizer que é sustentável porque tem todas as licenças ambientais e atende aos padrões”, disse.

Para a entrega da obra, resta a colocação de contentores de velocidade, finalização dos pontos de ônibus, algumas adaptações de acessibilidade, pintura da via, a limpeza e a sinalização vertical. Todo o bairro Jardim Ouro Fino já está concluído, assim como todo o trecho em asfalto.

DEMAIS OBRAS DO PROGRAMA

Entre as melhorias presentes no contrato, está a conclusão e entrega da Avenida Belmiro Sebastião Marques, mais 4 km de extensão para as proximidades; a conclusão da pavimentação asfáltica de 16,711 km, nos bairros Vila Garcia, Jardim Paranaguá, Parque Agari, Vila dos Comerciários, Nilson Neves, Parque São João, Jardim Guaraituba, Vila São Vicente e Vila Guarani, com previsão para novembro de 2017; além de aproximadamente 8,5 km na Vila Paranaguá, Ouro Fino, Jardim Esperança, Vale do Sol, Jacarandá, Vila Garcia e Vila dos Comerciários, a contratar até agosto deste ano.

O programa ainda prevê a construção de um prédio de três andares, cerca de 1.850 m² anexo à sede da prefeitura, com previsão de contratação até o mês de agosto deste ano. No espaço, funcionarão os protocolos gerais de algumas secretarias, sala de monitoramento da Guarda Civil Municipal e Secretaria da Fazenda.

Publicidade










plugins premium WordPress