conecte-se conosco

Infraestrutura

Governador inaugura viaduto na entrada de Paranaguá

Cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades e marcou o início de investimentos na malha viária na região

Publicado

em

O viaduto “Deputado Nelson Buffara”, na entrada de Paranaguá, foi inaugurado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na manhã de quinta-feira, 10, no Pátio de Triagem da Pasa. A obra de infraestrutura, localizada no km 5 da BR-277, na intercessão da Avenida Ayrton Senna com a Avenida Bento Rocha, era muito aguardada pela população.

[videoyoutube]QIqX_QzUG-Y[/videoyoutube]

As obras começaram em julho de 2018 e foram executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). O investimento de R$ 12,7 milhões partiu dos Portos do Paraná e foi aplicado em serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e obras de arte correntes, obra de arte especial, sinalizações vertical e horizontal, sinalização provisória e serviços complementares.

A obra tem 906 metros de extensão e inclui uma linha principal de chegada e saída e acessos ao seu entorno, tem seis metros de altura e mais de sete metros de largura. O principal objetivo é organizar o tráfego pesado na entrada de Paranaguá, principal centro de escoamento da produção agrícola e industrial do Estado.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, destacou que o viaduto trará mais segurança. “A importância dessa obra é a preservação de vidas, nesse entroncamento tinha acidente toda semana com vítimas fatais. Há muita demanda e muita necessidade. O porto recebe em média cinco mil caminhões por dia. O viaduto vai dar maior mobilidade, rapidez na chegada e eficiência do porto. Além disso, traz segurança para os caminhoneiros e em especial para as pessoas que moram aqui. É uma grande obra que transforma a entrada de Paranaguá”, afirmou o governador.

A revitalização da Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto também foi citada pelo governador como uma grande melhoria que facilitará o tráfego de caminhões. Quanto a Avenida Ayrton Senna, segundo ele, foi aberta uma licitação para contratar a empresa que vai fazer o projeto de engenharia. A região do viaduto também deve ganhar nova iluminação.

Ainda sobre o litoral do Paraná, o governador aproveitou para salientar o destaque que tem dado a área do turismo. “Queremos fortalecer o turismo náutico, que gera negócios, vamos fazer um projeto de sinalização para as nossas ilhas, vamos melhorar o embarque e desembarque para a Ilha do Mel. O litoral está sendo pensado e planejado. Há muito tempo não havia um planejamento macro de infraestrutura, desenvolvimento social e econômico”, enfatizou o governador.

PORTO MAIS EFICENTE

"O porto ganha com sua eficiência”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, disse que o viaduto contribui para solucionar um ponto de conflito na cidade. “O porto ganha com sua eficiência. Os caminhões não têm mais um primeiro gargalo e a ideia que o governador já projeta, para remodelação de toda a Avenida Ayrton Senna. O viaduto é o primeiro grande marco onde eliminamos esse conflito na chegada dos caminhões e um benefício muito grande para a população, eliminando riscos de acidentes fatais”, disse Luiz Fernando.

A expectativa com a entrega do viaduto, ao lado das outras obras que estão em andamento em Paranaguá, é resultar em um menor custo logístico.

“O Porto hoje tem como grandes concorrentes os portos de Santos e os catarinenses, qualquer real a mais é jogado na matriz logística e encarece, perdendo a oportunidade dessas cargas serem escoadas pelos portos paranaenses. São três grandes conjuntos: o acesso rodo e ferroviário, no qual o governador puxa esse modal com muita força; com novos terminais mais pujantes e modernos e a questão aquaviária. São três linhas de esforços para que a gente tenha uma diminuição de custos para o produtor”, frisou o diretor-presidente das Portos do Paraná.

NOVOS INVESTIMENTOS

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que este é o primeiro de muitos investimentos que o Governo do Estado deve fazer na região. “Entregamos essa obra muito importante na mobilidade para o porto e para a cidade. É um marco porque teremos ao longo do mandato do governador Ratinho Junior inúmeras obras em Paranaguá. Estamos também trabalhando junto ao governo federal com uma tomada desses primeiros quilômetros do anel de integração e outras obras de iluminação, adequação que estaremos anunciando nos últimos dias”, anunciou o secretário.

DIMINUIÇÃO DOS ACIDENTES

“Tivemos um trabalho em conjunto com a Portos do Paraná”, disse o diretor geral do Departamento de Estrada de Rodagem do Paraná (DER-PR), Fernando Furiatti Sabóia

O diretor geral do Departamento de Estrada de Rodagem do Paraná (DER-PR), Fernando Furiatti Sabóia, lembrou que o trecho que contempla o viaduto teve uma média de 250 acidentes nos últimos anos. “Mais de 50% deles foram fatais, então esse trevo vem zerar esse índice de acidentes. Tivemos um trabalho em conjunto com a Portos do Paraná, que colaborou com o DER para quer pudéssemos fazer esse investimento significativo”, destacou Furiatti. De acordo com ele, outros viadutos prometidos anteriormente para Paranaguá estão sob responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

 

"Que essa parceria continue para o bem da cidade de Paranaguá”, enfatizou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque

PARCERIA PORTO E CIDADE

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, parabenizou o Governo do Estado e analisou a parceria estabelecida entre porto e cidade. “A gente sabe que o porto está mais moderno, bate recordes e a entrada da cidade era a mesma de 75 anos atrás. É uma obra importante o viaduto, assim como a Avenida Bento Rocha, que dá acesso ao porto. É um dia feliz para a população, o gargalo dos caminhões diminui um pouco, mas ainda precisa muito como a revitalização das marginais. Que essa parceria continue para o bem da cidade de Paranaguá”, concluiu Marcelo.

FAMÍLIA GRATA PELA HOMENAGEM

A obra leva o nome do deputado estadual Nelson Buffara, que também já foi vereador na cidade. O filho do ex-deputado, João Carlos Barusso Buffara, participou da cerimônia de inauguração e proferiu algumas palavras sobre a homenagem.

“Ficamos muito felizes em estar aqui com a minha mãe, irmãs para receber essa homenagem ao meu pai. É uma obra grandiosa, importante para a cidade, para os caminhões que aqui chegam. Meu pai se dedicou boa parte da via ao litoral e estamos felizes por ele ter sido lembrado e reconhecido com a denominação desse viaduto para Paranaguá”, afirmou João Carlos.

O empresário e representante da família em Paranaguá, Rodrigo Coelho Buffara, frisou que o ex-deputado foi reconhecido pelo trabalho no litoral. “É sensacional saber que mesmo depois de tanto tempo, até mesmo do falecimento do Nelson Buffara, houve esse justo reconhecimento para alguém que foi para muitos o último grande político que Paranaguá e o litoral teve. Ele foi deputado estadual por cinco legislaturas consecutivas e todo mundo que já viveu em Paranaguá conhece as obras que ele proporcionou”, complementou Rodrigo.

O empresário e representante da família em Paranaguá, Rodrigo Coelho Buffara, frisou que o ex-deputado foi reconhecido pelo trabalho no litoral

 

As obras no km 5 começaram em julho de 2018. foto: Geraldo Bubniak / ANPR

Continuar lendo
Publicidade

Em alta