conecte-se conosco

Infraestrutura

Estação Ferroviária tem telhado reconstruído com retomada das obras

Equipes seguiram projetos fornecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Publicado

em

A recuperação da Estação Ferroviária é uma das obras mais aguardadas pela população de Paranaguá. A empresa licitada inicialmente abandonou os serviços em 54% e a prefeitura teve que refazer o projeto e abrir novo processo licitatório. Após todos os trâmites, a obra foi retomada em junho deste ano com uma nova empresa contratada. Equipes que trabalham no local finalizaram a reconstrução do telhado nos últimos dias.

O prazo para finalização total é de oito meses. Se os serviços ocorrerem dentro do previsto, o prédio deve ser entregue até fevereiro de 2020. Além do telhado, também já foram realizadas ações de limpeza, levantamento do que havia sido feito pela empresa anterior, montagem da logística e compra dos materiais. A retomada dos trabalhos incluiu a recuperação do forro, paredes, assoalho, pintura, instalações elétricas e hidráulicas.

O secretário de Obras, Sílvio Loyola, explicou como têm sido realizados os trabalhos.

“A estação ferroviária é um dos contratos de repasse pelo Ministério do Turismo, que repassou R$ 357 mil no início do contrato, no início de 2017, e depois não houve mais. Por isso, quem está bancando fora esse valor é o município. A primeira empresa contratada desistiu do serviço e entregou somente 54% do que estava previsto no contrato. No segundo contrato, a empresa Albatroz retomou os serviços”, disse Loyola.

Segundo ele, as obras seguem com as equipes trabalhando em diversas frentes. “A empresa agora está terminando o forro, o assoalho e o restauro das esquadrias de madeira. Uma parte da pintura também precisa de restauro. O contrato é de 12 meses, mas a execução das obras é de oito meses, ou seja, fevereiro de 2020. Há a intenção da obra ser entregue até o fim do ano, mas devemos lembrar que se trata de restauro”, enfatizou Loyola.

DETALHES DO RESTAURO

O secretário municipal de Planejamento e Gestão, Ricardo Antunes Feitosa, contou que o telhado foi reconstruído seguindo o projeto fornecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Os demais elementos são na maioria originais que serão restaurados, ou modelos que serão confeccionados a partir de peças originais”, esclareceu Feitosa.

O forro já está em fase final de execução.

“Seguindo o cronograma serão recolocadas as esquadrias restauradas e executadas as instalações prediais, tratamento dos elementos decorativos das fachadas, pintura e instalação de equipamentos”, afirmou.

Entre os diferenciais da Estação Ferroviária, em relação ao edifício original, estão intervenções para atendimento das normas de acessibilidade. No entanto, a fachada não sofrerá mudanças. “Será restaurada mantendo a originalidade do edifício e os serviços de restauro já estão sendo executados”, concluiu o secretário de Planejamento.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress