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Infraestrutura

Audiência pública discutirá obras de ampliação do Cais Leste

Evento para apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) será realizado na segunda-feira

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Na segunda-feira, 22, uma Audiência Pública será realizada no Salão Paroquial do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, às 19h, para apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) das Obras de Complementação do Cais Leste do Porto de Paranaguá. O evento é aberto a toda a população.

De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o EIV é um documento técnico exigido com base em lei municipal, para a concessão de licenças e autorizações de construção, ampliação ou funcionamento de empreendimentos ou atividades que possam afetar a qualidade de vida da população residente na área ou nas proximidades.

O estudo foi encomendado pela TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá à empresa Aquaplan – Tecnologia e Consultoria Ambiental.

SOBRE O EMPREENDIMENTO

A proposta é de instalação de um novo berço de atracação para navios de contêineres, quatro dolfins de amarração/atracação para a movimentação de navios Car Carriers (transporte de veículos e máquinas em geral) e ampliação da área de movimentação de retrocais (pátio de contêineres) do terminal.

Ainda de acordo com os detalhes contidos no estudo, o novo berço de atracação projetado possui comprimento de 220 metros, largura igual a 50 metros, e área de 11.000 m² (0,011 km²). O novo berço de atracação consistirá em uma estrutura vazada, sustentada por estacas e vigas, permitindo assim a continuidade das trocas de água e sedimento entre o canal da Cotinga e a baía de Paranaguá.

O empreendimento é justificado pela crescente demanda e a constante evolução da tecnologia portuária dos terminais brasileiros e, por isso, vai possibilitar mais competitividade. “Com esta alteração gradual na composição da frota internacional, incorporando navios maiores, a tendência é que o número de atracações ao longo dos anos não cresça na mesma proporção que a demanda por carga conteinerizada”, explica o estudo.

O documento ainda considera o ganho operacional e ambiental obtido com a operação de navios maiores. Com as obras, a TCP conseguirá receber três navios grandes simultaneamente, portanto, será possível operar com volumes maiores com menos embarcações.

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