conecte-se conosco

Fábio Campana

Reforma política já

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, diz que ‘a corrupção no Brasil não foi fruto de falhas individuais’. Em sua avaliação, ‘a corrupção foi…

Publicado

em

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, diz que ‘a corrupção no Brasil não foi fruto de falhas individuais’. Em sua avaliação, ‘a corrupção foi sistêmica e endêmica, um fenômeno que irradiou de maneira muito abrangente, envolveu iniciativa privada, classe política e burocracia estatal’.

Ele defendeu enfaticamente. “O Brasil precisa desesperadamente da reforma política.” Barroso ressaltou que ‘não se pode mover o País com exacerbação de penas judiciais’, mas reconheceu que, ao lado da impunidade, o sistema político brasileiro é o principal motor da corrupção no País.

Para o ministro, a reforma dificilmente sairá do papel, caso as eleições permaneçam com custos exorbitantes. “Se nós não mudarmos o sistema político, não nos livraremos da corrupção associada ao sistema eleitoral. Tem que parar de pensar o País apenas em função da próxima eleição”, alertou.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress