A Câmara Municipal de Paranaguá realizou na noite de quarta-feira, 5, uma sessão solene para a entrega de três títulos de cidadania honorária e um título de honra ao mérito a pessoas de destaque da sociedade parnanguara. A cerimônia foi marcada pela presença de autoridades paraguaias, como o embaixador do Paraguai Carlos Freitas, e o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.
Os homenageados da noite foram os cônsules do Paraguai, Edgar Patiño Guerrero, e de Senegal, Ozeil Moura dos Santos; além do Capitão dos Portos do Paraná, Germano Teixeira da Silva. Todos eles receberam o título de Cidadania Honorária. Já a primeira mulher a dirigir um ônibus do transporte coletivo no município, Arlete Lopes dos Santos, foi agraciada com o título de Honra ao Mérito.
O vereador Nilo Monteiro, propositor do decreto legislativo para a concessão de cidadania honorária aos cônsules do Paraguai e Senegal, destacou a importância da diplomacia e dos laços criados entre o município de Paranaguá e os países representados pelos seus respectivos diplomatas para o crescimento cultural, social e econômico da cidade.
“No caso do cônsul do Paraguai, Edgar Patiño Guerrero, ele intensificou a nossa relação cultural com o País vizinho ao trabalhar em cima do projeto de levar parnanguaras a estudar em universidade públicas do Paraguai. Temos dezenas de jovens que hoje integram o ensino superior de universidades federais do Paraguai graças aos esforços do cônsul Edgar Patiño.
Já o Cônsul de Senegal, Ozeil Moura dos Santos, é o responsável pela geração de centenas de empregos dentro da nossa atividade portuária. “Muitos não sabem, mas o cônsul Ozeil reuniu empresários com negócios no continente africano para exportar via Porto de Paranaguá e Antonina. É uma pessoa ligada ao movimento negro e que tem em sua raiz o dinamismo pelo trabalho e desenvolvimento da cultura afro em nossa região”, disse.
O presidente da Casa de Leis, Marquinhos Roque, fez a entrega do título de cidadania honorária ao capitão dos Portos do Paraná, Germano Teixeira.
“É muito importante reconhecer o trabalho do capitão Germano e da Marinha do Brasil em Paranaguá, pois foi alguém que se diferenciou no trabalho junto à capitania, uma vez que buscou se unir aos demais poderes constituídos da cidade para trabalhar em prol da sociedade local. Ou seja, buscou ser um parnanguara de fato, mas agora é um parnanguara de direito”, observou o presidente da Câmara.
Por fim, a cerimônia entregou o título de Honra ao Mérito à senhora Arlete Lopes dos Santos, que em 1990 entrou para a história deste município ao se tornar a primeira mulher a ser motorista de ônibus em Paranaguá. “Hoje com 75 anos de idade, e passados 28 anos do seu feito, ela merecia esse justo reconhecimento, mesmo que tardio, da cidade por ter quebrado barreiras do preconceito e aberto portas para que outras mulheres se encorajassem e também exercessem a função de motorista de veículos grandes, como é o caso de ônibus e carretas”, explanou Marquinhos Roque.
A sessão solene foi encerrada com a apresentação do grupo de músicas paraguaias Los de Siempre e com danças típicas paraguaias pela bailarina Sara Patiño.
Da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Paranaguá