O caranguejo é um dos crustáceos mais conhecidos e degustados e, assim como a tainha, o caranguejo ganhou uma Festa que foi incluída no calendário de eventos de Paranaguá.
A abertura da 2.ª Festa do Caranguejo aconteceu na quarta-feira, 5, com o lançamento de uma nova peça filatélica que marca os 370 anos de Paranaguá. O selo comemorativo tem uma foto do caranguejo, estrutura lançada no ano passado e que já se tornou um atrativo.
O Superintendente de Operações dos Correios no Paraná, Paulo Cezer Kremer dos Santos, esteve em Paranaguá para a obliteração da nova peça filatélica. “O lançamento de um novo selo marca a história e registra esse evento e é importante em uma consulta futura”, destacou Santos.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, carimbou e assinou a peça filatélica. “Ficamos satisfeitos em saber que o caranguejo foi escolhido para este novo selo, pois já se tornou um cartão-postal de Paranaguá sendo divulgado em várias partes do mundo, inclusive”, destacou.
A peça filatélica também foi carimbada e assinada pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, Orlei Corrêa. “A Câmara continua de mãos dadas com o Poder Executivo e é importante parceria como essa para o registro de nossa cidade”, completou. As peças fazem parte do acervo filatélico dos Correios.
São quatro tocas preparadas para comercializar a dúzia do caranguejo por R$ 45
FESTA
A abertura da festa foi marcada pelo cheiro do crustáceo cozido e que já estava sendo servido nas 'tocas'. São quatro tocas preparadas para comercializar a dúzia do caranguejo por R$ 45, o mesmo valor praticado no ano passado. Além da dúzia do crustáceo, o cliente ainda tem acompanhamentos como caldo de feijão, farinha de mandioca e vinagrete.
As Tocas da Ana Teodoro, Dom Cabelo, Toca do Ricardo e Toca do Portuga também servem outros frutos do mar e porções. A estrutura das tocas conta com um lavatório para limpar as mãos depois de degustar o caranguejo.
O secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Paranaguá, Harrison Camargo, agradeceu a parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e todos aqueles que tiveram participação para colocar a iniciativa em prática.
O vereador Edu parabenizou a prefeitura pela iniciativa lembrando que a Festa é uma oportunidade para receber moradores das cidades vizinhas do litoral do Paraná.
O prefeito Marcelo Roque lembrou que Paranaguá, mesmo tendo a venda do caranguejo à vontade e por muitos anos, não tinha uma festa como essa fazendo parte do calendário anual. “Criamos a festa para que seja feita todos os anos como um fomento ao turismo e ao comércio local”, disse ao declarar aberta a 2.ª Festa do Caranguejo de Paranaguá.
Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá