conecte-se conosco

Eventos

Mídias na educação e era do audiovisual são temas da 2.ª Jornada de Comunicação

Sandra Nodari fará palestra sobre “A Era do Audiovisual” na sexta-feira, 27 (Foto: Divulgação)

Publicado

em

Variedade de temas na área da mídia promete reunir grande público no auditório da Biblioteca Leôncio Correia

O segundo dia da Jornada Municipal de Comunicação, o qual acontece na sexta-feira, 27, contará com seis palestrantes que abordarão diferentes temas e que contribuirão para o aprendizado de estudantes, professores e profissionais da comunicação, além de outros interessados que podem participar do evento, a partir das 14h.

No dia 27, o professor Alvaro Pino, por exemplo, abordará o tema “Semiótica”. Esta esfera do conhecimento existe há um longo tempo e revela as formas como o indivíduo dá significado a tudo que o cerca. Semiótica lida com os conceitos, as ideias, estuda como estes mecanismos de significação se processam natural e culturalmente. Ao contrário da linguística, a semiótica não reduz suas pesquisas ao campo verbal, expandindo-o para qualquer sistema de signos – Artes visuais, Música, Fotografia, Cinema, Moda, Gestos, Religião, entre outros. Pino começa sua palestra às 14h, no dia 27.

Na sequência, começa a palestra “Educomunicação 4.0”. A Educomunicação é um campo teórico-prático que propõe uma intervenção a partir de algumas linhas básicas como: educação para a mídia; uso das mídias na educação; produção de conteúdos educativos; gestão democrática das mídias; e prática epistemológica e experimental do conceito. Ana Gabriela será a palestrante. Atualmente é Superintendente do Instituto GRPCOM, onde coordena projetos de educação, comunicação e tecnologias voltados a professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio em todo o Paraná. “Não somos apenas consumidores, mas também produtores de informação e de conteúdo. E em tempos de fake news e de cibercultura, em que todos estão conectados, precisamos cada vez mais inserir a Educomunicação e a Educação Midiática em nosso cotidiano. A Educomunicação é mais que um conhecimento escolar. É um aprendizado para a vida”, explica. Ana Gabriela é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa “Pedagogia, Complexidade e Educação”; da UFPR, tem como temas de interesse: as relações entre as áreas de educação, comunicação e tecnologias; formação de professores; educação a distância e pensamento complexo. Possui experiência em gestão escolar, gerenciamento de redes educacionais, elaboração de materiais didáticos, docência no Ensino Superior, Educação Infantil, Educação rural, Ensino a distância, coordenação de projetos sociais, comunitários, culturais, educomunicativos e tecnológicos.

“A Secretaria Municipal de Comunicação trabalha com educomunicação com a rede municipal de Paranaguá. Há um grupo com 60 professores e educadores da rede que já contam com um acompanhamento diferenciado por parte da nossa equipe”, destacou a secretária Camila Cordeiro Roque.

FOTOGRAFIA

Gabriel Bukalowski fará um workshop de fotografia. Mas será que o estudante de jornalismo tem experiência? Tenha certeza! Ele é fotógrafo desde os 12 anos e fundou a BK Fotos. Viajou para 17 Estados do Brasil buscando novos ângulos para contar histórias e já fez trabalhos fotográficos para grandes marcas. Já conquistou prêmios e contém uma coleção fotográfica em diversos jornais. Hoje utiliza o dispositivo móvel como seu maior companheiro registrando cenas fáceis de compor. E depois desse breve currículo não tem como duvidar que vale a pena participar deste momento.

COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Para conhecer um pouco mais, a Secretaria de Comunicação destaca a presença da doutoranda em Ciências da Informação, na Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, e mestre em Comunicação e Linguagens, a jornalista Sandra Nodari. Ela tem passagens por emissoras de televisão de Curitiba é, também, diretora, roteirista e pesquisadora de documentários para cinema e TV. Na Universidade Positivo é professora das disciplinas de audiovisual jornalístico e responsável pela parceria com o Canal Futura. Vai abordar o tema “A Era do Audiovisual”.

A publicitária Ellis Marry que fez parte do projeto Roda Aí, da RPC, atua em marketing de grandes empresas. Ela vai falar como funciona o marketing de uma empresa multinacional. Quem quer entrar no mercado e sabe que vai enfrentar uma forte concorrência precisa ouvir o que ela vem falar no auditório da Biblioteca Municipal Leôncio Correia.

PODCAST

Silvia Valim falará sobre “podcast” e para que serve. Ela é jornalista e docente universitária. Atualmente é diretora de Formações do Sindicato dos Jornalistas do Paraná. É jornalista na RIC TV Record e coordenadora de pós-graduação no Unibrasil. Assessora de Imprensa e Mestre de Cerimônias ela atua em várias vertentes da Comunicação. É mestre em educação e formações socioculturais pela UFPR. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2020), Mestre em Educação (2012), Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico (2008) e licenciada em Pedagogia (2005) pela mesma Universidade.

Confira os horários das palestras:

14h: Alvaro Pino – Semiótica
15h: Ana Gabriela – Educomunicação 4.0
16h20: Gabriel Bulalowski – Workshop de Fotografia
19h: Sandra Nodari – A Era do Audiovisual
20h: Ellis Marry – Como funciona o marketing de uma empresa multinacional?
21h: Silvia Valim: Podcast: Pra que serve?

Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá

Publicidade






Em alta