No sábado, 15, a partir das 22h, acontece mais uma edição do tradicional baile de fandango no Mercado Municipal Nilton Abel de Lima. O local vem se tornando o ponto de encontro da cultura caiçara desde que passou a sediar os bailes que acontecem quinzenalmente.
Luiz Carlos dá continuidade ao trabalho iniciado por seu avô, o Mestre Romão. Ao lado, dona Nizinha, a avó
A mudança no local é temporária devido às reformas que estão sendo realizadas no Mercado do Café, tradicional palco do fandango. O baile é voltado para pessoas de todas as idades, em especial àquelas que gostam de sons regionais em especial aos instrumentos típicos do fandango como a rabeca, a viola e o adufo.
O baile tem duração de aproximadamente três horas, sendo que no local o público pode degustar comidas típicas feitas à base de frutos do mar e bebidas variadas. O Grupo Mestre Romão é formado por 8 casais de adolescentes, sendo a maioria netos e bisnetos de Mestre Romão.
De acordo com o mestre José Martins Filho, o popular Zeca da Rabeca, o que faz diferença no fandango é justamente os instrumentos. “A viola caiçara e a rabeca são os principais instrumentos do fandango caiçara. O adufo é um tipo de pandeiro, mas feito por aqui mesmo para que saia da forma que tem que ser”, explica.
As músicas são chamadas de marcas e sapateadas pelos homens. As mulheres participam com o sarandeio com seus pares. As mais conhecidas são: Anu, Andorinha, Chimarrita, Tonta, Caranguejo, Vilão do Lenço, Sabiá, Marinheiro, Xarazinho e Xará Grande.
Romão da Costa tem 89 anos e reside na Ilha dos Valadares e hoje vê com orgulho a semente que plantou gerando frutos. O grupo folclórico Mestre Romão de Paranaguá estreou em junho de 1994.
SERVIÇO
Quando: 15 de junho
Onde: Mercado do Artesanato Nilton Abel de Lima – Rua João Régis, s/n.º, Centro Histórico
Horário: 22h
A entrada é franca.
O baile é promovido pela Prefeitura de Paranaguá.