Realização acontece na Praça de Eventos Mário Roque do dia 5 até o dia 9 de dezembro
Na quarta-feira, 5, será iniciada, na Praça de Eventos Mário Roque, em Paranaguá, a 2.ª Festa do Caranguejo, que acontece do dia 5 até o dia 9 de dezembro. O evento, que foi iniciado pela gestão do prefeito Marcelo Roque em 2017, também ficou marcado pela inauguração da estátua do Caranguejo localizada na praça central, um dos principais cartões-postais de Paranaguá próximo ao rio Itiberê e ao Aquário. A expectativa neste ano é de movimento de turistas e moradores, com venda de 2 mil dúzias de caranguejo nos quatro dias de festa.
Segundo a prefeitura, quatro “tocas” disponibilizarão as iguarias, são elas: Toca da Ana Teodoro, Toca Dom Cabelo, Toca do Ricardo e Toca do Portuga. “Além de uma dúzia do crustáceo, o cliente ainda tem acompanhamentos como caldo de feijão, farinha de mandioca e vinagrete”, informa a assessoria.
“A Festa do Caranguejo foi criada e acrescentada ao Calendário Oficial de Eventos do Município, na gestão do prefeito Marcelo Roque, para que os turistas e os munícipes usufruam mais uma opção gastronômica, de lazer e entretenimento em nossa cidade”, ressalta o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo. Na segunda-feira, 3, equipes do município estavam atuando na montagem da estrutura do evento, que contará com permissionários locais que venderão o caranguejo, bem como peixes e frutos do mar para quem for prestigiar a festa.
De acordo com a assessoria da prefeitura, o evento é uma promoção do município, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), com o objetivo de incentivar a população de Paranaguá e os turistas a consumirem caranguejo e outros frutos do mar, além de divulgar a gastronomia local. “A expectativa é que mais de 2 mil dúzias de caranguejo sejam vendidas durante os cinco dias de festa. O prato com uma dúzia de caranguejo e acompanhamento vai sair pelo preço de R$ 45, assim como na primeira edição da festa”, explica a assessoria.
Praça Mário Roque receberá segunda edição do evento a partir desta quarta-feira, 5
SELEÇÃO DOS PERMISSIONÁRIOS
De acordo com a prefeitura, os permissionários que atuarão no evento participaram do edital de chamamento público para autorização de uso para exploração temporária do espaço público, algo que foi divulgado pelo município durante todo o mês passado, com inscrições encerradas em 2022. O objetivo, segundo o município, é “viabilizar a comercialização do crustáceo e frutos do mar típicos do município, através de comunidades pesqueiras localizadas na baía de Paranaguá, visando à criação de divisas para os mesmos”, informa.
O foco da festa definitivamente é gerar renda para os pescadores de Paranaguá e do litoral, tanto que a Prefeitura de Paranaguá exige que os permissionários adquiram somente caranguejos de produtores locais, inclusive com emissão de Nota Fiscal por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, além de atender à portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
“Tal medida assegura a compra do caranguejo do pescador local e que esteja regularizado. No evento também será disponibilizado um espaço para a venda de caranguejo vivo, que será realizada direto pelo pescador local regularizado”, destaca o município.
Haverá variadas atrações musicais na Praça Mário Roque, entre eles artistas locais, bem como covers musicais de Bee Gees e Tim Maia, entre outros grupos de pagode, MPB, sertanejo, reggae, samba, MPB e outros estilos.
AGENDA:
Quarta-feira, 5
20h – Aroldo Amer (MPB)
22h- Bee Gees (Anos 70)
Quinta-feira, 6
20h- Cleiton Oliveira (Country)
22h- Atitude Certa (Pagode)
Sexta-feira, 7
20h- Nilce e Humberto (MPB)
22h- Tim Maia (MPB)
Sábado, 8
13h- Batukada.com (Samba e Pagode)
20h- Kauã Zine (Sertanejo)
22h- Chamavó (Reggae, POP, funk)
Domingo, 9
13h- Marcelo Reis (MPB)
20h- Dama de Paus (MPB)
22h- O Blokinho (Samba)
Arte do evento divulgada pela Prefeitura de Paranaguá