conecte-se conosco

Eventos

1.ª Jornada Municipal de Comunicação é iniciada em Paranaguá

Palestrantes abordaram temas como “Fake News”, operação Lava Jato e inovações no setor publicitário

Publicado

em

Um marco foi alcançado pelo jornalismo e pela comunicação de Paranaguá na noite de quinta-feira, 22. Pela primeira vez no município, foi realizado um evento com foco universitário e profissional, abordando a comunicação social e a capacitação dos profissionais da área, organizado pela Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Comunicadores atuantes na RICTV, Band, Apple e até mesmo NASA puderam passar suas experiências e opiniões sobre o mercado atual para jornalistas, estudantes de Comunicação e cidadãos de Paranaguá e do litoral.

"Este dia só foi possível graças a estas pessoas que estiveram aqui da equipe da Secom", afirma a secretária municipal de Comunicação, Camila Roque, destacando o apoio de outras pastas municipais ao evento.

"É um orgulho para a gente estar na 1.ª Jornada de Comunicação, um dia que vai ficar para a história de Paranaguá. Não é muita pretensão falar isso, porque o Poder Público muda, hoje estou aqui, amanhã não estou, e eu espero do fundo do coração que quem venha na sequência continua dando esta importância para a comunicação", complementa, ressaltando o crescimento de Paranaguá no setor universitário da Comunicação, bem como o apoio dado ao prefeito Marcelo Roque à comunicação, com criação da Secom, e com foco na função social dela no município.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, salientou a iniciativa inédita de promover um evento voltado à comunicação em Paranaguá. “Um evento importante para a nossa mídia local, palestras relevantes com a Silvia, o Douglas e o João Pedro. Gostaria de parabenizar a organização da Secretaria de Comunicação, a secretária Camila Roque e todos os jornalistas, imbuídos de trazer a informação por meio dessas palestras para o nosso jornalismo. Temos sempre que levar a informação com muita seriedade e imparcialidade para o povo de Paranaguá”, assegurou o prefeito.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcus Elias Roque, declarou aberta a 1.ª Jornada de Comunicação. “Sabemos que hoje a informação é muito rápida, muita gente acreditava que o jornal impresso ia sumir e hoje tem uma credibilidade, a Folha do Litoral News é um exemplo disso, conseguiu se atualizar e tem aceitação do público no nosso município. A gente sabe que a cobrança é muito grande e é importante ter uma imprensa que informe com consciência e responsabilidade. Que venham outras jornadas de comunicação, porque este debate é muito importante”, declarou o presidente da Câmara.

PALESTRANTES

A jornalista e professora universitária Silvia Valim, mestre em educação e formações socioculturais pela UFPR, atuante na RICTV Record e diretora de formações do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor Paraná) abordou sobre o “Jornalismo em Tempos de Fake News”.

"Parabenizo e espero que seja a primeira jornada de muitas. Este é um evento que não diz só respeito aos jornalistas e profissionais de comunicação, mas a todos nós, pois ela é essencial para a nossa sobrevivência. Realizei um panorama hoje do que é a comunicação e sobre o quão importante é prestarmos atenção na comunicação falha que temos hoje no Brasil, que é um dos países que mais propaga as Fake News", explica, ressaltando a importância da checagem dos fatos e do jornalista formado ser a maneira mais confiável e técnica de obtenção de notícias pela sociedade.

O jornalista Douglas Santucci, repórter nacional da Band, foi um dos jornalistas brasileiros a cobrir a Operação Lava Jato no Brasil, bem como foi o mediador do debate dos candidatos a governador nas eleições de 2018 no Paraná, e abordou em palestra o “Papel da Imprensa em uma sociedade democrática”. Segundo ele, o evento possibilita que jornalistas e os futuros jornalistas discutam o jornalismo e o papel dele para combater o extremismo advindo das eleições nacionais de 2018 e garantir o debate democrático na sociedade.

“A imprensa hoje tem que informar e também fiscalizar o Poder Público, tem papel fundamental de divulgar as informações com isenção, sem ligação com prefeituras, Estado e mesmo com o presidente. E hoje existem muitos mecanismos para que isso seja feito. O jornalista tem a obrigação de levar à população essa informação", completa.

O publicitário João Pedro Novochadlo ministrou a palestra “O publicitário fora da publicidade: novas oportunidades de trabalho”, com foco no direcionamento de carreira e suas experiências no mercado profissional. Apesar de ter apenas 26 anos de idade, João Pedro, que também é comunicador, designer, programador, produtor audiovisual e músico, já atuou em corporação de alcance mundial como a NASA, com aplicativos e publicidade, recebendo diversos prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, atua em uma empresa de soluções em Inteligência Artificial e também faz parte da Apple Developer Academy.

"As agências procuram trazer para dentro delas a tecnologia para trazer uma solução comunicacional, mas existe o caminho contrário, o comunicador pode entrar no setor de tecnologia e resolver os problemas da área usando a comunicação e a publicidade", finaliza.

 

Publicidade










plugins premium WordPress