As festividades de carnaval começam na sexta-feira, 28, e seguem até a terça-feira, 4. A festa popular brasileira, envolve muita música, dança, desfiles de blocos, escolas de samba, trios elétricos e fantasias repletas de brilho e movimento. Nesta época do ano, a procura por adereços e acessórios no comércio varejista e locais destinados a fantasias carnavalescas aumentam. Mesmo Paranaguá não tendo os tradicionais desfiles das escolas de samba este ano, para alguns, o comércio da cidade está em um saldo positivo.
Para a consumidora, Michelle Biudes, o Carnaval é uma época que pede muito brilho e criatividade.
“O Carnaval é uma época que pede muito brilho. Então a gente busca sempre coisas que venham trazer brilho e luz. A gente tem usado muito LED nas fantasias e coisas criativas que tornem as fantasias diferentes das demais. Então a gente sempre busca produtos que venham agregar para que a fantasia fique diferenciada e sempre com muito brilho”, destacou Michelle.

Segundo Renato Alves, gerente de uma loja de variedades no centro de Paranaguá, a procura por adereços para o Carnaval está sendo boa. Ele destacou a procura dos clientes por acessórios para Banho de Mar à Fantasia, que aconteceu na cidade de Paranaguá na última semana, além dos itens mais procurados pelos consumidores.
“Nós trabalhamos com vários itens da linha de Carnaval e a procura foi muito boa, como sempre, já desde o começo do mês, o pessoal já se programa para o famoso Banho de Mar à Fantasia, que aconteceu aqui em Paranaguá. Na questão do Carnaval, os itens mais procurados são os itens mais leves como tiara, colar havaiano, máscaras, aquela tinta que você faz a colore o cabelo. Como o calor é muito intenso, então as fantasias maiores e mais elaboradas são muito quentes, então acaba não vendendo tanto nessa época. Os clientes procuram acessórios mais leves”, ressaltou Renato.

“A gente continua com o nosso setor de Carnaval até o finalzinho do carnaval, que a procura ainda existe, tanto aqui na nossa cidade como nas cidades aqui da região, nas praias, em Antonina, que normalmente o carnaval é bem forte e a população de Paranaguá acaba se deslocando para essas regiões, visto que esse ano não teremos escolas aqui na cidade. Este ano o movimento se manteve proporcional, não foi maior do que nos outros anos, mas ela se manteve dentro do esperado. A expectativa para o carnaval é sempre boa, principalmente para quem gosta da folia”, disse o gerente, Renato Alves.
Mágico Júnior, um dos proprietários de uma loja de artigos e fantasias e m Paranaguá, destaca que os clientes estão mais focados na customização dos famosos abadás. Segundo ele, as grandes fantasias típicas de Carnaval não estão tão presentes este ano.

“O pessoal está mais focado mesmo em customização de abadás. Tudo bem, é legal abadás, mas eu acho que falta um pouco das grandes fantasias tradicionais, as máscaras, acho que está faltando um pouco desse encanto. Na minha opinião, cadê o toque de carnaval? Paranaguá não vai ter carnaval, infelizmente, então o pessoal está mais voltado para o litoral como um todo, Antonina, Morretes, enfim, esses estão dando um banho de Carnaval. Aqui teve o banho de fantasia e lá o banho de Carnaval completo”, disse Júnior.

De acordo com Bruna Sena, gerente de uma loja de variedades em Paranaguá, a procura por acessórios carnavalescos no comércio está grande e não houve queda com relação ao ano passado.
“Esse ano está tendo uma grande procura por adereços, fantasias, acessórios para o carnaval, seja carnaval de rua ou em outra cidade, está tendo bastante procura. O movimento está igual ao do ano passado. Devido à cidade não ter tido aquele carnaval de bloco, mas pelo Banho à Fantasia teve uma grande procura. Aqui nós temos bastante variedades como saias de tutu, fantasias com asinha, acessórios de óculos, maquiagem. Bastantes opções”, contou a gerente Bruna Sena.
CONFIRA MAIS FOTOS:






