conecte-se conosco

Esportes

Tradicional Travessia dos Veteranos é realizada na Praia Central de Guaratuba

Prova aconteceu em Guaratuba e reuniu gerações que construíram a imagem do guarda-vidas no Paraná

Publicado

em

Na manhã de sábado, 6, reuniram-se na Praia Central de Guaratuba centenas de bombeiros militares da reserva e da ativa para realizarem a tradicional Travessia dos Veteranos, hoje em sua 18.ª edição.
A iniciativa do subtenente da Reserva Remunerada, Antônio Batista dos Santos, com o objetivo de reunir guarda-vidas mais antigos do Corpo de Bombeiros do Paraná, que doaram décadas de vida em prol do serviço de salvamento no litoral, teve início do ano 2000 e tornou-se uma tradição. “Comecei em 2000 a Travessia dos Veteranos e tenho uma imensa gratidão em organizar a prova, pois é uma oportunidade de reunir antigos companheiros de farda para resgatar o nosso amor à corporação”, disse Batista.
A atividade foi prestigiada pelo Chefe da Casa Militar e Coordenador Geral do Verão Paraná 2017/2018, coronel Elio de Oliveira Manoel e faz parte da programação da temporada. 
O coronel Elio elogiou a iniciativa do 8.º Grupamento de Bombeiros, por congregar profissionais que ajudaram a consolidar a imagem que a instituição possui perante a sociedade. “É um evento tradicional que promove a integração entre os bombeiros da ativa e os da reserva, permitindo que haja troca de experiências e a valorização desses nobres guarda-vidas”, afirmou.
O evento, além da participação dos veteranos, teve a participação de praças e oficiais da ativa, da reserva remunerada e ainda do Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Fábio Mariano de Oliveira e do Chefe do Estado Maior, Coronel Edemilson de Barros, que nadaram juntos com os demais. 
O evento busca resgatar toda a história que aqueles bombeiros fizeram na Corporação, o que eles representaram, as experiências que tiveram e principalmente inspiração aos atuais guarda-vidas. Foi um momento de confraternização e reencontros emocionantes.


Além da organização de largada e chegada na areia, os bombeiros militares montaram uma estrutura para atendimento de emergência para dar suporte caso alguém tenha um problema na água. Bombeiros com pranchas e uma motoaquática, bem como a aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas acompanharam o grupo para prestar apoio em um momento de urgência. Não houve nenhum atendimento médico e todos concluíram a prova com êxito.

Com informações da AEN e Comunicação Social do Corpo de Bombeiros

Fotos: Soldado Priscilla Carvalho

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress