conecte-se conosco

Esportes

Parnanguaras se destacam nos Jogos Sul-Brasileiro 2018 Abadá-Capoeira

Jogos Sul-Brasileiro 2018 foram realizados nos dias 22, 23 e 24 de junho na cidade de Cascavel

Publicado

em

A Capoeira é uma vertente da cultura corporal de movimento que se manifesta por meio do jogo, da luta, da dança e da música sem assumir efetivamente nenhuma destas características isoladamente, mas todas ao mesmo tempo. A Capoeira é o que o momento determinar, além de um importante instrumento educacional, desportivo, cultural e social, que vem contribuindo para a formação de milhares de cidadãos pelo mundo.

O educador e coordenador do projeto Lampião, Ciro Rafael Miquiline, o graduado Miquiline, relata que as habilidades desenvolvidas durante todos os treinamentos são expostas e colocadas em prática em jogos/campeonatos, como o que ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de junho na cidade de Cascavel (PR), nos Jogos Sul-Brasileiro 2018, realizados pela Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira – Abadá-Capoeira. Participaram do evento dezenas de municípios dos três Estados região sul do Brasil.

O município de Paranaguá estava sendo representado por apenas dois competidores Eloim José (Graduado Galo) e Eduarda Miquiline (Cristal).

Eloim ficou como 3.º colocado na categoria C, corda azul e azul e verde, melhor jogo de São Bento e melhor jogo de Luna na final

 

 

Eloim ficou como 3.º colocado na categoria C, (graduação) corda azul e azul e verde e a aluna Eduarda Miquiline (Cristal) eleita a melhor Corda crua e azul da região sul.

Obtivemos uma ótima participação, porém temos muito ainda a evoluir dessa vez apenas 2 alunos que puderam participar desse evento, pretendemos nos próximos poder contar com uma participação maior, para isso precisamos do apoio dos empresários da cidade, sendo que a matéria-prima nós temos e as lapidamos em cada aula dada, cada ensinamento passado. O que falta é o comprometimento do olhar para essas crianças e adolescentes e enxergar neles o futuro, o que precisamos para um melhor desenvolvimento do projeto são coisas básicas como uniforme e alimentação para antes do treino, coisas simples que causarão um impacto de extrema importância para esses alunos.

A aluna Eduarda Miquiline (Cristal) eleita a melhor Corda crua e azul da região sul

 

 

 “A capoeira não é só jogar. Todos devem procurar estudar e conviver com as diferenças. A informação e a pesquisa são os grandes trunfos do capoeirista contemporâneo. Hoje, quem não estudar não vai para a frente ou então será rapidamente superado por seus alunos, porque o universo da capoeira é muito rico e não há apenas um segmento, procurem ter contato com a velha guarda da Capoeira que são os verdadeiros retentores de um saber que está desaparecendo, este elo do passado com o presente é muito importante para o desenvolvimento da capoeira, que na verdade é uma grande árvore e o que segura é a raiz, sem a raiz não há alimento para os novos frutos”, destaca Miquiline.

 

PROJETO

Desenvolvido desde 2010, o projeto faz parte das atividades realizadas pela Associação Desportiva e Cultural de Paranaguá (ADCP), a qual disponibiliza aulas gratuitas de Capoeira (técnica, didática, ritmo, história, etc.) além da jongo, maculelê, puxada de rede e samba de roda para crianças, jovens e adultos, sendo estas realizadas em um espaço disponibilizado pela SEMEDI (Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral) na Escola Rosiclair da Silva Costa – CAIC Heitor Vila Lobos.

Miquiline explica que as aulas/treinamentos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras das 19h às 20h30. “A viabilização da capoeira na escola, requer um compromisso com toda a trajetória da capoeira na base do ensino aprendizagem, indo muito além da simples técnica dos movimentos”, finaliza.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress