conecte-se conosco

Esportes

Parnanguara garante primeiro lugar em campeonato mundial de capoeira

Janaina alcança pela terceira vez o primeiro lugar em competição mundial

Publicado

em

A parnanguara Janaina de Souza conquistou o primeiro lugar no Campeonato Mundial Candeias de Capoeira, que aconteceu em Goiânia através do Encontro Internacional de Capoeira ocorrido de 22 a 30 de julho. “Todo campeonato de que participo é uma surpresa. É preciso se preparar, se dedicar e todos são muito importantes para mim. Desde a preparação física até a chegada em Goiânia para participar do campeonato foi muito importante”, salientou Janaina. A atleta sofreu um pouco, segundo ela, devido ao clima seco na região, além de ainda estar em tratamento de uma gripe que a acometeu dias antes da viagem. “Independente dessas questões, cheguei à competição, mostrei o que treinei e o resultado veio do esforço do trabalho que foi feito aqui”, destacou. A atleta treina Capoeira há 21 anos e tem 32 anos de idade e é o terceiro mundial que ganha.

Cada categoria contava com um número de 8 a 16 competidores. “Minha categoria é a Absoluta e contou com menos competidores por ser categoria feminina e muitas mulheres, cerca de nove, na hora da competição desistiram de competir. Já tenho me deparado com essa situação em alguns campeonatos de pensarem que não ganharam e resolvem não participar. Isso acaba me frustrando um pouco porque me preparo para competir”, lamentou.

O campeonato contou com 316 países. “Em minha categoria eu fiquei em primeiro lugar, outra competidora de Goiânia em segundo e outra de Seattle, Estados Unidos, em terceiro”, contou. O Championship World Candeias de Capoeira estava fazendo uma seleção para participar do mundial de 2018 no Azerbaijão. “Fui a classificada pelo Paraná para participar desse campeonato e espero também obter um excelente resultado. Depois o campeonato terá continuidade em outro País”, destacou.

O mestre Xereu, de Goiânia, é quem treina Janaina, a qual atualmente é a representante do Estado do Paraná em seu grupo. “Represento o Paraná e levo o nome de Paranaguá para todos os lugares que vou. Meu mestre sempre disse isso, independente de a cidade apoiar ou não, é preciso sempre lembrar a cidade onde moro, onde vivo”, ressaltou.

Janaina agradeceu o apoio recebido. “Agradeço muito os empresários que me apoiaram porque sem eles seria muito difícil conseguir ir à competição. Sem apoio sempre é muito difícil. Agradeço à população parnanguara e quero frisar que esta cidade é um celeiro de talentos. Muitas pessoas têm potencial, garra e dedicação. Quero agradecer a meus pais que estão sempre ao meu lado, minha família, meus alunos, seus pais e amigos o apoio”, enfatizou.

 


Janaina competirá em 2018, no Azerbaijão

Publicidade


Em alta