conecte-se conosco

Esportes

PARANAGUÁ: Enxadristas do litoral enfrentam “maratona” de partidas nos Jogos Escolares

De jogada em jogada, de rodada a rodada, dezenas de enxadristas que estudam em escolas dos municípios litorâneos se enfrentam nos tabuleiros da regional de Paranaguá.

Publicado

em

De jogada em jogada, de rodada a rodada, dezenas de enxadristas que estudam em escolas dos municípios litorâneos se enfrentam nos tabuleiros da regional de Paranaguá, onde está sendo disputada a primeira fase dos Jogos Escolares do Paraná. Os desafios começaram de forma bastante ágil, com ações e reações quase instantâneas, já que a primeira prova colocou os alunos-atletas em xeque para ver quem seria o vencedor do Xadrez Relâmpago, com partidas de apenas 5 minutos de duração.

Mérito de quem preparou estratégias para bater a maior quantidade possível de adversários, e o destaque foi para a equipe do Colégio Estadual Gabriel de Lara, de Matinhos, que conquistou vitórias nas categorias Feminino A e Masculino B e emplacou 4 atletas na fase macrorregional dos JEPS.

Equipe do Colégio Gabriel de Lara, de Matinhos, está tendo ótimo desempenho em Paranaguá (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

 

Ainda no final de semana aconteceram as rodadas da prova de Xadrez Rápido, esta com 20 minutos de duração, o que já modifica bastante a estratégia dos enxadristas durante as partidas. Novamente os alunos do Gabriel de Lara fizeram bonito, e mais 4 vagas na macrorregional foram garantidas.

Quem explicou o segredo da instituição de ensino de Matinhos no Xadrez foi Keyve Miranda, segundo colocado na prova de Xadrez Rápido: "No começo do ano, meu pai, que também é técnico do Futsal feminino, desenvolve um torneio no Colégio para ver os melhores enxadristas. Com isso ele consegue escolher os alunos para representar o Gabriel de Lara nas competições", contou o estudante.

"A gente treina bastante, e jogamos muito entre nós no Colégio. Para a macrorregional o treino vai ter que ser mais intenso, tanto entre a gente, como no celular!", disse Eduardo Bueno, vencedor das duas provas na categoria Masculino B, que junto a Keyve, e mais 4 colegas de escola, ainda poderão garantir a equipe toda na macrorregional, já que nesta segunda-feira terão início as competições de Xadrez Convencional em Paranaguá.

Antonina também está indo bem na fase regional dos JEPS, com alunos de três escolas conquistando medalhas em Paranaguá (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

Acompanhe a fanpage dos JEPS:
http://www.facebook.com/jogosescolaresdoparana

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo e Secretaria da Educação, com apoio do município de Paranaguá.

Crédito: Com JEPS / Vinicius Araujo

Continuar lendo
Publicidade