conecte-se conosco

Esportes

Determinação e desafios movem atleta e professora de corrida

Em sua última prova de 2017, Sonia (esq.) ficou com o primeiro lugar geral da meia maratona de Pontal do Paraná

Publicado

em

Especialista em corridas em longa distância, a atleta e professora de corrida, Sonia Gutierrrez, vem se destacando nas provas de que participa. No final do ano passado, ela ficou em primeiro lugar geral na meia maratona de Pontal do Paraná, também foi primeiro lugar na categoria e 10.º geral na prova de 13 km, na prova do Morro dos perdidos em Tijucas do Sul e 4.º lugar geral na prova Naventura Ilha do Mel na distância de 13 km,  ficando com o quarto lugar geral. 
Sonia destaca que, após se formar em Educação Física, teve que fazer uma opção pelas provas de longa distância. “Quando comecei a dar treinamento de corrida no ano passado, não consegui mais fazer as provas curtas, em que o treinamento é intenso. Algumas pessoas acham mais fácil competir nas provas de 5 km, mais em competições de alto nível não é. É preciso ter um treinamento direcionado e todo certo. Como dou aula de treinamento diariamente de manhã e à noite, não conseguia me dedicar aos treinos específicos, e para não ter que parar optei em fazer provas mais longas, que são provas de resistência, mas quais tenho treinado para participar nas distâncias de 15 e 21 km, que foi a última prova que competi em Pontal do Sul no dia 18 de novembro e fiquei em primeiro lugar geral”, destaca Sonia.   

Prova na Naventura Ilha do Mel 2017, 4.º lugar geral 13 km

Ela deixa uma dica para as pessoas que querem iniciar uma atividade física ou até mesmo iniciar a prática da corrida. “Existe toda uma preparação que a pessoa deve ter antes de colocar um tênis e sair correndo. Para que não venha a ter uma lesão, é necessário fazer um trabalho correto, fazer correção de postura, passada, e isso com o tempo acabei aprendendo na prática e depois nos cursos direcionados à corrida, onde acabei tendo esta gama de conhecimento. Mas, primeiramente, é importante que a pessoa passe por uma avaliação médica, principalmente cardiológico, para saber se está apto para iniciar um trabalho e ficar preparado para fazer uma prova. Cada pessoa responde isso em um tempo diferente, mas o principal é a determinação e força de vontade. Tenho uma frase que sempre digo aos alunos que estão iniciando ‘seu sonho de correr começa aqui’, seja para um jovem ou para uma pessoa de mais idade, é dar este primeiro passo, pois a atividade física faz bem para a saúde e para o corpo”, completa.
A atleta ressaltou que a atividade física regular melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de doenças cardíacas, fortalece os ossos. “Todos esses benefícios podem ser alcançados quando o indivíduo faz alguma atividade física que tenha impacto como caminhadas ou corridas, por exemplo”, ressaltou.

Morro dos perdidos Tijucas do Sul 13 km, 10.º geral e primeiro na categoria

Sonia continua a dar aulas como personal running, já está treinando e inscrita para sua primeira prova de 2018, que será uma competição de aventura na Ilha do Mel, promovida pela Amazon, a ser realizada no dia 15 de abril, na distância de 14,5 km.  
 

Publicidade






Em alta