conecte-se conosco

Esportes

Com apenas 13 anos, parnanguara Aymeê Xavier é campeã mundial de Jiu-Jítsu

Além de vencer Mundial em São Paulo, atleta da OCS também se sagrou bicampeã sul-americana no Rio de Janeiro

Publicado

em

No dia 27 de julho, a atleta parnanguara Aymeê Xavier, de apenas 13 anos, foi Campeã Mundial de Jiu-Jítsu da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE) em torneio realizado em São Paulo. Além de ser campeã mundial, Aymeê atualmente é bicampeã sul-americana, algo conquistado no Rio de Janeiro em julho. A parnanguara destacou a batalha para obter as conquistas, o apoio concedido pelo professor Ocimar Santos da academia OCS Jiu-Jítsu e MMA e a importância das meninas praticarem esportes de luta para a qualidade de vida, disciplina e defesa pessoal.

"Eu gostei muito de levar o nome de Paranaguá e representar nossa cidade", ressalta Aymeê Xavier

"Eu fiz quatro lutas no Campeonato Mundial em São Paulo, no Ginásio Mauro Pinheiro, em competição organizada pela CBJJE. Foram lutas duras, venci as quatro, duas por finalização e duas por pontuação e eu gostei muito de levar o nome de Paranaguá e representar nossa cidade", explica a vencedora invicta do Mundial, Aymeê Xavier, ressaltando que 10 atletas de vários países participaram da competição. Ela destacou o apoio concedido pelo professor Ocimar Santos da OCS, relatando a rotina de várias horas de treinamentos, junto também ao professor Luiz Reis, alternando as categorias de competidores, infantojuvenil e adulto.

Aymeê também foi bicampeã sul-americana no Rio de Janeiro no dia 21 de julho. "Era eu e duas meninas na categoria. Fui lutar e elas não apareceram e fui só para pegar a medalha", explica, destacando o preparo para o evento.

MULHERES NO ESPORTE

"Comecei a lutar em 2017 em uma outra academia, fui gostando do Jiu-Jítsu e passei para a OCS, onde comecei a me preparar para campeonatos. O Mestre Ocimar sempre esteve ao meu lado me incentivando a competir e treinar, me levando para campeonatos como o Mundial, Sul-Americano, Brasileiro e Paranaense", explica, ressaltando que é tricampeã paranaense. Aymeê destaca que já foi também vice-campeã brasileira em 2019 e incentiva outras meninas a treinar o Jiu-Jítsu e outros esportes de luta.

PAN KIDS E MMA

A esportista afirma que a próxima meta é a disputa do Pan Kids e possivelmente ingressar no Mixed Martial Arts (MMA). "Pretendemos competir em 2020 no Pan Kids e começarei a treinar MMA. O Pan Kids é na Califórnia – EUA em fevereiro de 2020 e pretendemos arrecadar dinheiro para ir ao evento, que trará bastante nome", explica, destacando que a OCS e o mestre Ocimar Santos está à disposição para recebimento de doações e apoio para a atleta Aymeê.

Aymeê e o pai, Patrick Xavier, que destaca o orgulho de ver a filha no caminho certo e obtendo conquistas mundiais no esporte

Patrick Xavier, autônomo, pai de Aymeê, que a acompanhou na entrevista, destacou o orgulho da filha. "Ela está no caminho certo em todos os sentidos. Além disso, para mulher é importante ter uma defesa pessoal nos dias de hoje. É um orgulho grande, fazemos um grande esforço, é difícil apoio financeiro, 80% é a gente que ajuda no custo, mas é algo muito gratificante", destaca Patrick, ressaltando que o apoio à atleta é também algo que reforça o nome de Paranaguá em torneios esportivos internacionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress