conecte-se conosco

Esportes

Canoa havaiana ganha popularidade no litoral

Atividade pode ser praticada por pessoas de todas as idades

Publicado

em

A canoa havaiana vem ganhando cada vez mais espaço nas águas do litoral do Paraná. Também conhecida por canoa polinésia, VA’A ou outrigger é uma prática esportiva  que proporciona diversos benefícios à saúde, sendo uma ótima alternativa para sair da rotina, entrando diretamente em contato com a natureza.

De acordo com os remadores que atuam neste segmento esportivo, ela pode ser praticada por pessoas de todas as idades, trazendo muitos benefícios. O remador Duka Junior destaca que uma das vantagens é o condicionamento físico, auxiliando no desenvolvimento e fortalecimento de diversos grupos musculares, sendo que quando praticada em grupo a brincadeira fica mais gostosa e participativa.

“A remada em nossa baía tem o mais incrível cenário, podendo ser vista toda a orla histórica de Paranaguá, além das constantes visitas às ilhas e comunidades,  através do esporte”, aponta.

Por causa desse crescimento em torno da canoa havaiana, surgiu o grupo Paraná Hoe que apesar de novo (fundado em 16/12/2017), vem agregando vários remadores de outras modalidades, todos com curiosidade e vontade.

 

O grupo já fez diversas travessias, uma delas foi entre o trecho entre Cananeia/Paranaguá, que ganhou repercussão em programas televisivos sobre esporte. “Recentemente foi adquirida uma nova canoa, a fim de atender o aumento da demanda, havendo a comoção de diversos remadores de Paranaguá, Curitiba e São Paulo. Para o seu batismo, todos seguiram rigorosamente as tradições, com uma cerimônia maravilhosa realizada às margens do Rio Itiberê, o qual fará parte do documentário "Plug" da TV Globo, que irá ser exibido em breve”, explica Júnior.

De acordo com o Johnatha Vaz, proprietário das canoas, o esporte foi muito bem aceito na região, abrangendo todo o litoral e capital. “A cada remada mais adeptos são adquiridos, a família acaba adotando a ideia e convidando mais amigos, assim colaborando na disseminação”, aponta Vaz.

Duka Junior, que é remador há mais de seis anos, tem hoje em dia o esporte a remo como o principal da sua rotina. “Não consigo deixar de remar um dia sequer, seja supwave, Race ou va'a, além de ser um escape para o estresse do cotidiano, é um excelente exercício para quem busca condicionamento físico e interação com amigos e natureza", conta.

 

Segundo a Fisioterapeuta Cecilia Daiane, além de ser um esporte com contato direito com a natureza, o espírito de união e de todos remarem juntos buscando uma sincronia, faz o esporte ter uma energia muito boa. Para Luciana Zanini, fisioterapeuta e neopilates, a prática da remada faz parte do seu dia a dia. “Agrega mais saúde e qualidade de vida”, aponta.

Johnatha Vaz ainda ressalta que o intuito é sempre chegar mais forte do que saiu, tanto na força, quanto na união entre as pessoas que estão na canoa. As pessoas que desejam agendar uma remada experimental para conhecer a referida prática esportiva devem entrar em contato pelo  telefone (41) 99270-8403 (Johnatha Vaz), ou pelo Instagram @paranahoe.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress