conecte-se conosco

Esportes

Atletas do Tênis de Mesa vão com força para a macrorregional

JEP’s – Regional Paranaguá

Publicado

em

Final do Masculino A foi decidida por alunos dos CE Moyses Lupion, de Antonina, e Bento Munhoz da Rocha, de Paranaguá (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

 

A região litorânea do estado do Paraná vai aos poucos desenvolvendo novos talentos no Tênis de Mesa, e os alunos-atletas que participaram da fase regional dos Jogos Escolares, disputada em Paranaguá, deverão dar trabalho aos campeões de outras 3 regionais, que se tem encontro marcado para a fase macrorregional dos JEPS que acontecerá em São José dos Pinhais no mês de junho.

Durante a regional os alunos das escolas de Antonina e Paranaguá se sobressaíram na modalidade, acumulando medalhas para os Colégios Estaduais Moyses Lupion e Hiram Rolim Lamas, de Antonina, e também o Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, de Paranaguá. Os mesatenistas destas instituições de ensino garantiram medalhas em praticamente todas as categorias da regional.
 

A única exceção à "regra" aconteceu na prova individual da Masculino B, na qual Fernando de Lima, aluno do CE Tereza Da Silva Ramos, de Matinhos, foi quem garantiu a medalha de ouro. Agora o matinhense já pensa na próxima fase dos JEPS: "Eu treino duas horas por dia, de segunda à sexta-feira. Agora eu vou treinar ainda mais firme, e talvez por algumas horas a mais para a próxima fase. Se tudo der certo, vou chegar à Final", afirmou Fernando. O pontalense Roberto Assunção, do CE Maria Helena Luciano, ficou com a prata, e acompanhará o campeão na macrorregional. Por sua vez a dupla formada por Erick Douves e Robson Soinski, representantes do "Hiram", de Antonina, confirmaram a escrita garantindo o ouro na prova em equipes.

Jennifer Soinski e Alice Mararigo venceram a prova de duplas na Feminino B, e ainda decidiram entre elas a prova individual (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

 

Alice Marafigo e Jennifer Soinski, também do "Hiram", foram as protagonistas na Feminino B. As inseparáveis amigas antoninenses já haviam vencido na prova de duplas, e acabaram se encontrando também na decisão da prova individual. "Vai ter muito treino daqui para frente, até porque temos pouco tempo até a 'macro', mas a gente vai se esforçar para conseguir mais uma medalha", disse Jennifer, campeã no individual. "Com bastante treino durante a semana, e dando mais duro do que nossas adversárias, a gente poderá conseguir chegar até a final!", complementou Alice.
 

Outra representante do "Hiram" que estará em São José dos Pinhais é Brenda Mendes da Silva, medalhista na Feminino A, para atletas de 15 a 17 anos. Mas o grande destaque da categoria dessa vez foi de Paranaguá, já que a grande campeã foi Laura de Freitas, aluna do "Bento". Laura venceu na individual e também se garantiu na macrorregional na prova de duplas. "Desde os 12 anos eu já disputava os Jogos Escolares, e agora que estou na categoria A, consegui passar para a macrorregional na minha primeira participação", comemorou. A parnanguara explicou sua fórmula para obter bons resultados: "O segredo é treinar bastante. Além do Colégio, eu também treino na Liga Litoral de Tênis de Mesa, aqui em Paranaguá", concluiu a estudante.

Laura de Freitas, do CE Bento Munhoz da Rocha, dominou a categoria Feminino A, classificando-se à Macrorregional nas duas provas (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

 

Laura é colega de escola de Enzo Barboza, finalista nacional dos Jogos Escolares da Juventude em 2017, e que também está classificado para a "Macro". Assim como já havia falado na matéria especial no site dos JEPS, Enzo comprovou que o nível da competição na categoria A será muito mais forte. A maior prova disso foi a performance de João Vitor Alves, antoninense do "Moyses", que controlou a partida nas duas decisões da Masculino A, e retornou para casa com duas medalhas de ouro no peito.

"A categoria A é bem difícil mesmo! Quando eu participava do 'B', sofri bastante quando cheguei na nova categoria. No começo eu apanhei bastante dos companheiros do Enzo, de Paranaguá, e isso é uma coisa que ele vai aprender com o tempo", disse João, de 17 anos, que chegou ao título em seu terceiro ano na categoria. "O João tem mais experiência de jogo entre atletas de 15 a 17 anos, e mereceu esta vitória", reconheceu Enzo, após realizarem jogos de altíssimo nível na regional.
 

Como ambos estão classificados para a fase macrorregional dos JEPS, poderão até mesmo se reencontrar para uma possível revanche em São José dos Pinhais. O foco dos dois para a próxima fase é dar um passo ainda maior, que é chegar à fase Final, mas sabem que o caminho não será nada fácil: "Eu acho que o nível da 'macro' será ainda mais forte do que aqui na regional, e teremos que treinar bastante para representar com competência o Tênis de Mesa do Litoral", concluiu João.

Em seu terceiro ano na categoria A, João Vitor Alves dominou a categoria A masculina em Paranaguá (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

 

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo e Secretaria da Educação, com apoio do município de Paranaguá.

COM/JEPS: Vinicius Araujo

Continuar lendo
Publicidade

Em alta