conecte-se conosco

Esportes

Atleta garante inscrição no Ironman World Championship, no Havaí

Competição é a mais famosa prova de triathlon do mundo

Publicado

em

O atleta parnanguara Sérgio Diniz garantiu presença no Ironman World Championship, evento que acontece no dia 14 de outubro, na ilha de Kona, no Havaí. O bom resultado alcançado no Ironman Brasil, realizado em Florianópolis, possibilitou que ele pudesse se classificar para esta que é a competição de triathlon mais famosa do mundo.

Isto porque é exigido dos atletas mais do que preparo físico, mas também controle emocional. São 3,9 quilômetros de natação em mar aberto, 180 quilômetros de bicicleta e uma maratona completa de 42,195 quilômetros, tudo em estradas com subidas e descidas. Os competidores têm até 17 horas para completar todo o percurso proposto, sendo que o recorde mundial atual é de 7h37.

Há ainda a possibilidade de o atleta ultrapassar o limite de tempo, que mesmo sem a classificação, alcança uma realização pessoal de participar do evento. “Dificilmente alguém desiste. Quem vai quer ser um Ironman. Quem para são os atletas profissionais quando não estão na colocação que vai fazer com que o seu nome fique em evidência ou quando os médicos interferem”, contou Diniz.

São 2.500 atletas classificados em todas as seletivas em diversas partes do mundo. No Ironman Brasil, havia também 2.500 pessoas, de 40 países, disputando 75 vagas. “Da minha faixa etária, acima de 40 anos, tinha 520 atletas e 12 vagas para o Havaí e eu fiquei em 10.º. Se houvesse somente brasileiros, eu ficaria em 4.º”, relatou Sérgio.

DEDICAÇÃO

Sérgio faz triathlon desde 1989 e já ganhou várias provas em todo o País. Em outras edições, conseguiu classificação para o Ironman, mas, sem patrocínio, não pôde garantir o pagamento da inscrição. “Quando tentamos classificar, corremos no domingo e na segunda já tem que pagar a inscrição, que garante a vaga. Não há um tempo hábil para ir atrás de patrocínio. É um esporte elitizado. Por isso para mim foi um presente, em 2008 tinha decidido parar devido à falta de patrocínio, o que faz a gente perder a satisfação na modalidade”, comentou.

 


“Tinha 520 atletas e 12 vagas para o Havaí e eu fiquei em 10.º. Se houvesse somente brasileiros, eu ficaria em 4.º”, relatou Sérgio

 

No ano passado, após ajudar a promover um evento semelhante ao Ironman no litoral do Paraná, a vontade de participar do evento veio à tona novamente. O que motivou ainda mais Sérgio foi a capacidade que percebeu que tem de ser uma referência para seus alunos nas escolas onde trabalha como professor de Educação Física. “Em um País onde não temos mais referência em quase nada, vemos tantas coisas ruins, e quando tem 100 crianças e pelo menos uma vê que você conseguiu, isso me faz retornar, por isso encarei a prova deste ano como um presente de Deus”, destacou Diniz.

Para se preparar para o Ironman, o atleta alterna treinos de quatro vezes por semana com corrida, duas vezes na semana dedicados à natação na academia Aquatikus, que tem dado apoio, e os fins de semana ao ciclismo. “A inscrição já está feita, agora estou batalhando com bazares, bingos, venda de camisetas para poder viajar e acho que vai dar certo”, frisou Diniz.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress