conecte-se conosco

Esportes

As Crônicas de Sensei Aníbal

Cecília escreveu um livro reunindo fatos da vida do seu mestre de Karatê

Publicado

em

Vida de mestre de karatê é contada em livro 

A escritora Cecília Ferreira Leal lançou, esta semana, seu segundo livro: “As Crônicas de Sensei Aníbal”. A obra reúne 200 contos que falam sobre a vida do professor de karatê, Aníbal de Jesus Severo. 

Sensei é uma palavra em japonês usada como um título honroso para tratar com respeito um professor ou um mestre. Como exemplo se destaca o professor Severo, o qual tem uma vida dedicada às artes marciais. 

O interesse de Cecília em escrever o livro surgiu ao longo de sua própria vida, ou seja, ela foi aluna do professor Severo, iniciando nas artes marciais aos 5 anos. “Ele sempre foi meu mestre de karatê, sendo uma pessoa muito rica em termos de bagagens culturais e histórias de vida. Fui aos poucos conhecendo vários relatos,  acabei gravando muitas histórias e selecionei 200 para o livro”, contou. 

Os contos abrangem os 67 anos vividos pelo professor Aníbal. Algumas histórias que integram o livro falam de sua infância, incluindo passagens pela adolescência, fase adulta e outros contos mais recentes. O livro foi lançado pela editora Multifoco, e levou um ano para ser concluído. 

Para o professor Severo, a concretização deste projeto literário representa uma grande emoção. “Muitos professores passaram pela vida dela. Por isso sinto esse privilégio de ter marcado de forma tão positiva ao ponto de receber um livro. Eu jamais poderia imaginar que a minha vida fosse ganhar as páginas de um livro”, destacou.

SOBRE A ESCRITORA

Cecília nasceu em Paranaguá em 1999. Com 5 anos começou a treinar karatê com o mestre Aníbal de Jesus Severo. Desde lá descobriu uma paixão pelas artes marciais, a qual mantém até hoje. 

Aos 11 anos, começou a escrever tendo publicado sua saga juvenil de 4 livros “Os gêmeos Férreos” sua estreia no mundo literário. Em 2017 escreveu para seu mestre de karatê a obra “Aos olhos de um tigre” não ficcional publicada e divulgada em âmbito internacional sobre a arte marcial da qual se tornou faixa preta. 

Cantora, instrumentista e compositora de mais de 75 músicas, ela também é modelo e possui uma carreira literária voltada para poesia com poemas escritos em antologias nacionais em Portugal.  Cecília é estudante de Direito e História, Memória e Imagem.

Lançamento aconteceu na Casa da Cultura Monsenhor Celso

SOBRE SENSEI ANÍBAL

Aníbal de Jesus Severo nasceu na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, em 20 de agosto de 1951. Aos oito anos perdeu sua mãe Tereza e foi criado pela avó Belmira junto com seus seis irmãos. 

Deixou o Rio Grande para seguir carreira no exército. Sua trajetória compreende nove anos em um quartel do Paraná, onde auxiliava na preparação de cães de guerra e já começava a praticar karatê. 

Após dar baixa no serviço do exército, Aníbal passou um ano em Araucária antes de ser convidado a trabalhar na área de ‘cinofilia’ e dar aulas de arte marcial em Paranaguá, cidade onde ele conheceu a esposa, ‘dona Akico’, e vive até hoje com três filhos e quatro netos. 

Publicidade






Em alta