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Especial Porto de Paranaguá

ATEXP inova com readequação de Central de Atendimento

Local ganhou estrutura que possibilita serviço mais humanizado aos motoristas

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O Pátio de Triagem de caminhões do Porto de Paranaguá recebe, diariamente, cerca de três mil veículos, que abastecem mais de 300 navios por ano. No local, é realizada a classificação de todos os caminhões de granéis sólidos vegetais como milho, soja e farelo de soja que irão descarregar os produtos para exportação. Todo o processo resulta em um volume de mais de 18 milhões de toneladas de grãos.

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Para atender melhor os motoristas de caminhão, a Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (ATEXP) investiu em um espaço inovador quando comparado a outros portos do Brasil. A Central de Atendimento ao Motorista, localizada no Pátio de Triagem, ganhou uma estrutura mais adequada.

Central de Atendimento da ATEXP está localizada no Pátio de Triagem. (Foto: APPA)

 

O gerente administrativo e financeiro da ATEXP, Jean Carlo Azolin, explicou que até dezembro de 2017 o atendimento aos motoristas era feito por meio de uma “janelinha”, na qual os usuários ficavam expostos ao sol, chuva e sem um local para sentar. Após este período, a ATEXP instalou dois contêineres para realocar o atendimento, a fim de poder realizar as obras e adequação dos espaços.

A Central de Atendimento readequada foi entregue em fevereiro deste ano, sendo possível ao condutor de caminhão aguardar o atendimento sentado, em instalações climatizadas, tendo bebedouro e banheiro à disposição durante toda a semana.

Azolin afirmou que já foi possível ver resultados positivos após o investimento. “Vimos muito o diferencial na relação humana, pois até então o motorista era tratado como um cidadão qualquer e para a economia local, para o porto e para o nosso segmento, ele é indispensável porque é ele quem traz a carga. Essa quebra de paradigma passou a acontecer quando começamos a trabalhar no sentido de tratamento mais humanizado, além de aqui em Paranaguá não ser cobrado nada. Em Santos, por exemplo, o serviço é cobrado. Somos o único porto do Brasil que tem essa estrutura gratuita para oferecer ao motorista”, destacou o gerente da ATEXP.

Segundo Azolin, os caminhoneiros estão se adaptando às melhorias. “Hoje eles podem contar com agilidade, porque chegam e sabem que vão ter um bom atendimento e o problema resolvido. A reclamação que eles tinham no passado é que não havia quem recorrer, tinham uma carga refugada ou perda de um horário de agendamento e não sabiam a quem recorrer. Hoje, a central tem atendimento 24 horas por dia, a informação flui de uma maneira melhor”, declarou.

 “O motorista recorre quando tem um problema de carga refugada e também com horário. Para entrar no pátio, ele tem um horário limite, caso ele passe desse horário a central pode fazer um contato com a transportadora para que ela refaça o agendamento”, disse Azolin.

CENTRAL APROVADA

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Os motoristas de caminhão que frequentam o Pátio de Triagem aprovaram o local de atendimento e analisaram as melhorias com o passar dos anos. Juarez Antunes de Camargo, de Ponta Grossa, atua na área há 40 anos e afirmou que várias vezes já precisou do serviço da Central. “Uma vez meu caminhão quebrou e tive que buscar ajuda, o atendimento melhorou bastante, temos um espaço melhor e mais amplo”, disse.

Juarez Antunes de Camargo, caminhoneiro de Ponta Grossa, contou que várias vezes teve que procurar a Central de Atendimento

 

O mesmo foi observado por Milto Ferreira Farias, do município de Pato Branco, que está há 30 anos na área e conseguiu acompanhar as mudanças no Pátio de Triagem. “Agora está muito mais moderno, melhor, mais sofisticado. Facilitou principalmente na hora de liberar, às vezes o motorista está lá no outro setor e agora recebemos a mensagem no celular. Já precisei utilizar várias vezes a central, pois para descarregar no Corredor de Exportação, temos que passar por aqui para liberar e está bem melhor, o atendimento está mais humanizado”, observou Farias.

Caminhoneiro Milto Ferreira Farias, morador em Pato Branco, aprovou o novo local de atendimento

 

O motorista Wilson Opalinski, do município de Lapa, lembrou que a tecnologia utilizada hoje no serviço facilitou o trabalho no Pátio de Triagem. “O pessoal atende muito bem a gente, todos são bem atenciosos, o que a gente precisa eles nos respondem, agora chega mensagem para a gente, tem alto-falante via rádio, temos três meios de comunicação para chamar os motoristas e avisar sobre a liberação da descarga. Na Central, já resolvi problema com nota, com cadastro, sem problema algum”, destacou Opalinski.

Motorista Wilson Opalinski, do município de Lapa, destacou a atenção dos funcionários e a dedicação para solucionar suas dúvidas

 

TAGUEAMENTO

Outra novidade do Pátio de Triagem é o tagueamento dos caminhões, tecnologia aplicada para liberar o acesso dos caminhões ao espaço. “O processo de entrada que antes era manual com um porteiro fazendo a abertura das cancelas, agora ele passa automático como funciona o ‘sem parar’ nos pedágios”, concluiu o gerente administrativo e financeiro da ATEXP.
 

 

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