conecte-se conosco

Porto de Paranaguá - 88 anos

Portos do Paraná reforça a importância dos investimentos em gestão de pessoas

Para manter a eficiência, o porto busca um quadro técnico qualificado

Publicado

em

Fotos: Claudio Neves / Portos do Paraná

A empresa pública Portos do Paraná investiu mais de R$ 1 milhão em treinamento e desenvolvimento para profissionais de todas as áreas da empresa nos últimos quatro anos. A retomada nas ações de qualificação do quadro técnico vai ao encontro do Planejamento Estratégico da empresa pública, que insere os colaboradores entre as prioridades nos objetivos para os próximos cinco anos.

“Para manter a eficiência de um porto é fundamental que o quadro técnico seja permanentemente qualificado. É isso que fazemos nos portos paranaenses: cada vez mais investimos no treinamento e desenvolvimento dos nossos colaboradores em busca da excelência”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

QUALIFICAÇÃO

De 2019 a 2022, foram feitas mais de 40 ações de aprendizagem incluindo cursos, treinamentos, congressos, visitas técnicas e curso de pós-graduação. Nesse período, dois em cada três funcionários participaram de, ao menos, uma ação promovida pela empresa pública – o equivalente a 66% do corpo de técnico.

Segundo a Portos do Paraná, entre as qualificações oferecidas, estão treinamentos específicos da área portuária e de gestão: Segurança Portuária (Isps Code); Segurança do Trabalho (NRs); Desenvolvimento de Pessoas (Educação Corporativa); Gestão de Resíduos; entre outros.

Outro ponto destaque é a obra de reformulação da sala de treinamento para melhor atender às demandas de capacitação e a parceria com o Senac Empresas, de Paranaguá, além de outras instituições de ensino.

Empresa pública mapeou competências e necessidades para oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal com foco nas demandas atuais e na excelência administrativa

Além disso, com o intuito de nortear o autodesenvolvimento dos colaboradores, foram criadas as Trilhas de Aprendizagem. Nelas são sugeridas opções qualificações para que cada empregado desenvolva as competências técnicas e comportamentais que necessita dentro de sua área de atuação.

O Mapeamento de Competências e suas Trilhas de Aprendizagem servem de apoio para todos os setores da empresa e norteiam as ações de treinamento e desenvolvimento do quadro de pessoal. “Trata-se de mais uma forma da organização buscar a excelência administrativa, que gera a eficiência dos Portos de Paranaguá e Antonina. E tudo isso disponibilizado na intranet da empresa 24 horas por dia para ser acessado pelos mais de 500 empregados públicos se aperfeiçoarem”, explicou a empresa pública.

Cada trilha sugere opções de aprendizagem gratuitas ou de baixo custo que vão auxiliar no desenvolvimento de competências dos empregados e no dia a dia das atividades na Portos do Paraná. Quem não é da área também pode explorar outras trilhas conforme o interesse pessoal.

PÓS-GRADUAÇÃO

Os portos paranaenses também oferecem aos colaboradores que atuam na área de gestão uma capacitação internacional em Logística e Gestão Portuária, realizada em grande parte online, com aulas presenciais em Brasília e na Espanha.

O curso máster é oferecido por meio de convênio entre Ministério da Infraestrutura, Fundación Valenciaport e Universidade Politécnica de Valência, da Espanha. Desde 2019, 14 colaboradores realizaram a capacitação: três formados, quatro em fase final do curso e sete em andamento.

CONCURSO

Visando a manutenção do quadro próprio, a Portos do Paraná fez uma série de admissões de funcionários nos últimos quatro anos. Ao todo, 63 novos colaboradores ingressaram nos quadros da empresa pública ao serem nomeados via concurso público realizado em 2017.

Com informações da Portos do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress