Porto de Paranaguá - 88 anos

Portos do Paraná é reconhecido três vezes como a melhor gestão portuária do Brasil

Prêmios nacionais são entregues desde 2020 pelo Ministério da Infraestrutura

hy 6l063

A empresa pública Portos do Paraná acumulou nos últimos quatro anos uma série de conquistas, que beneficiaram toda a comunidade portuária do Estado. Desde 2019, foram 16 prêmios recebidos, mais de 30 recordes superados e o reconhecimento conquistado junto ao mercado, instituições nacionais e internacionais.

“Estes resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Governo do Estado, autoridade portuária, trabalhadores e todas as empresas que atuam na atividade, em Paranaguá e Antonina, como operadores portuários, arrendatários e prestadores de serviço”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O Estado foi reconhecido pela melhor gestão portuária do Brasil por três vezes consecutivas no prêmio “Portos + Brasil”, entregue desde 2020 pelo Ministério da Infraestrutura. A Portos do Paraná obteve a melhor nota no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (Igap) em todas as edições realizadas.

Em 2020, 2021 e 2022, a empresa pública também acumulou outros destaques na premiação, como execução dos investimentos planejados e variação do lucro operacional (EBITDA).

O Estado foi reconhecido pela melhor gestão portuária do Brasil por três vezes consecutivas no prêmio “Portos + Brasil” (Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná)

“Os prêmios são consequência do trabalho realizado por uma equipe que se dedica diariamente para alcançar um nível de excelência. O reconhecimento é para todos os trabalhadores que colocam o Paraná na vanguarda do setor portuário, referência em eficiência e sustentabilidade”, ressalta o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.

Na área ambiental, nos três últimos anos, os portos paranaenses foram certificados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com o primeiro lugar em Conformidade Regulatória e posição de destaque no desempenho ambiental, sendo o porto público de grande porte melhor avaliado do País.

Com mais de 20 programas permanentes, os portos paranaenses se posicionaram novamente em 2022 como referência na área ambiental. Além de receber o prêmio pelo alto Índice de Gestão Ambiental, da Antaq, o reconhecimento veio das três últimas Conferências do Clima, evento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, 2021 e 2022, em que o Porto de Paranaguá foi a única autoridade portuária a participar.

Todos os projetos ambientais e monitoramentos executados pela Portos do Paraná têm relação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do qual a empresa pública é signatária.

Gestão técnica e eficiência dos portos do Paraná garante bons resultados ao setor produtivo (Foto: Portos do Paraná)

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, ressalta que o convite foi um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela empresa pública na área ambiental. “Fomos, novamente, a única autoridade portuária entre todas do mundo convidada a palestrar em um evento da ONU. Isso demonstra que, além de ser reconhecidos no Brasil como a melhor gestão pública portuária, pelo Ministério da Infraestrutura, também somos vistos no exterior pelo trabalho na área ambiental”, explica.

Outro reconhecimento importante veio do exterior. Nos últimos anos, a autoridade portuária paranaense foi convidada a participar da Conferência do Clima da ONU por três vezes: COP-25 (Madri, Espanha), COP-26 (Glasgow, Escócia) e COP-27 (Egito).

Com informações da Portos do Paraná

Portos do Paraná é reconhecido três vezes como a melhor gestão portuária do Brasil

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Portos do Paraná é reconhecido três vezes como a melhor gestão portuária do Brasil

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.