Em 24 de fevereiro, aconteceu na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o leilão para arrendamento do terminal PAR50 do Porto de Paranaguá, destinado à movimentação e armazenagem de granéis líquidos, que foi arrematado por R$ 1 milhão pela FTS Group, que nos próximos anos investirá em obras de capacidade operacional de R$ 338,2 milhões. Desde 2019, quando a empresa pública Portos do Paraná, adquiriu autonomia na gestão do Porto, o terminal paranaense recebe diversos lances vencedores para arrendamentos, bem como investimentos privados que melhoram a logística e a competitividade de Paranaguá no cenário internacional.
Sobre o último arrendamento da PAR50 do Porto de Paranaguá, a FTS Group assume a área, após lance vitorioso no leilão na B3, com “obrigação de investir o valor mínimo de R$ 338,2 milhões em obras de ampliação da capacidade operacional, incluindo a construção de uma extensão no píer de líquidos e dois novos berços para o segmento”, informa a Portos do Paraná. .
“A área tem aproximadamente 85 mil metros quadrados e atualmente conta com 18 tanques verticais já instalados e capacidade total de aproximadamente 70.181 m³, além de sistemas de tubulações, bombeamento, áreas administrativas e de utilidades. O novo contrato de arrendamento é para um período de 25 anos. A previsão é que com o novo investimento sejam criados mais de 300 empregos diretos e indiretos. Entre os investimentos previstos, estão novas linhas de dutos, tancagem adicional, a expansão do píer atual com dois novos berços de atracação, ponte de acesso, estação de carregamento de caminhões, entre outros”, detalha a empresa pública.
Outros arrendamentos feitos e previstos
Os arrendamentos de áreas do Porto de Paranaguá têm sido algo constante desde o segundo semestre de 2019. Na época, a Portos do Paraná adquiriu autonomia na gestão, fazendo com que o Porto receba os valores dos lances vencedores, que anteriormente iam ao Governo Federal. “Nos últimos quatro anos, além da PAR50 foram outras três áreas leiloadas: a PAR01 (com CAPEX de R$ 87 milhões), a última a ir a leilão antes da autonomia na gestão, onde hoje já opera o novo terminal dedicado à celulose, da Klabin; a PAR12 (R$ 22 milhões), já sob responsabilidade da Portos do Paraná, é onde hoje a Ascensus conclui a construção de um pátio para armazenagem de até 4 mil veículos; e a PAR32 (R$ 4,17 milhões), também no cais, é dedicada à movimentação de carga geral, em fase de assinatura do contrato com o grupo FTS”, informa a assessoria.
Segundo a empresa pública, no ano passado, as áreas PAR14 e PAR15 tiveram consultas e audiências públicas realizadas para arrendamento. “Essas estão com os processos em fases de análises das contribuições recebidas nas consultas e audiências públicas. As respostas serão publicadas nos sites da Portos do Paraná e da Antaq e, na sequência, o processo segue para o Tribunal de Contas da União (TCU)”, informa a assessoria.
“A Portos do Paraná prepara, ainda, estudos sobre dois outros leilões. Com estudos mais avançados, a PAR03 será destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, principalmente fertilizantes. A área tem 38 mil m² e engloba o pátio localizado em frente à sede administrativa da Portos do Paraná e o Terminal Público de Fertilizantes. O levantamento preliminar aponta a necessidade de investimentos mínimos de R$ 233 milhões, valor que ainda pode ser alterado. A PAR05 de cerca de 30 mil m² está com os estudos em fase inicial”, finaliza a Portos do Paraná.
Com informações da Portos do Paraná