Paranaguá 377 anos

Paranaguá: berço do Paraná e da FTSpar

Cidade mais antiga do estado completa 377 anos com avanços econômicos para o Brasil.

paranagua 377 anos ftspar

Foto: TOEX - Comunicação FTSpar

Fundada em 1648, Paranaguá está a 91 km de Curitiba por meio de um trajeto feito pela rodovia BR-277 – a principal rota de escoamento agrícola do Paraná. A primeira cidade a ser criada no Estado é, hoje, a principal do litoral paranaense, além de uma das mais importantes para a economia estadual e, também, do Brasil. É na terra do fandango caiçara e da famosa Ilha do Mel que está o maior Porto exportador de grãos da América Latina.

Há quase 40 anos, as histórias de Paranaguá e do grupo FTSpar se cruzam e se desenvolvem juntas. Foi no berço da civilização paranaense que nasceu a primeira empresa do grupo que, hoje, é formado por mais de dez empresas que estão espalhadas por diferentes regiões do país.

As atividades da FTSpar começaram em 1987, com a fundação da Fortesolo, um terminal especializado em operações de armazenagem, envase e distribuição de fertilizantes. Atualmente, com selos ISO 9001, ISO 14001, ISO 37001 e ISO 45001, a empresa conta com mais de 240 mil toneladas de capacidade estática e um plano de expansão para atingir 400 mil toneladas a curto prazo.

Ao longo do tempo, outros ativos importantes foram criados e encontraram na cidade litorânea janelas de oportunidades para um bom desenvolvimento. Fortenave, Fastfrete, Fortepar e, mais recentemente, o TOEX, estão estrategicamente instaladas no município parnanguara, gerando empregos e crescimento do porto e da cidade que, de acordo com o último censo do IBGE está entre as 20 do Paraná com os melhores níveis de PIB per capta.

“Paranaguá tem um papel fundamental não só para as empresas do nosso grupo que executam atividades na cidade. Paranaguá é importante para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil. Todos os dias, entram e saem produtos por meio dos Portos Paranaenses que fazem a economia girar e que permitem o crescimento do agronegócio paranaense e brasileiro. avalia Andre Maragliano, CEO da FTSpar.

A nível mundial, o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo ao unir localização estratégica e uma das melhores infraestruturas portuárias da América Latina. Entre as principais cargas movimentadas estão soja em grãos, farelo de soja, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, etanol e veículos.

Novo Terminal Oeste de Exportação

Em Paranaguá está um dos terminais de exportação de grãos e cereais mais modernos do país. Com equipamentos de alta tecnologia, o TOEX é referência no novo complexo do corredor oeste de exportação do Porto de Paranaguá, com serviços de recepção, armazenagem e expedição de graneis sólidos de origem vegetal, por meio do berço 201. O TOEX pode receber dois produtos diferentes simultaneamente, com correias que movimentam quatro mil toneladas por hora e que são as mais eficientes do brasil do segmento.

ftspar arte

“O TOEX tem capacidade de recepção e expedição de quatro milhões de toneladas por ano com sistema de controle de emissão de partículas mais moderno do país. As operações representam aumento na oferta de serviços e redução de filas, o que torna o Porto de Paranaguá ainda mais eficiente e competitivo.”, destaca Rafael Moura, Diretor de Novos Negócios da FTSpar.

Porto de Paranaguá: recorde em movimentações

A movimentação geral de cargas, incluindo exportações e importações, nos portos paranaenses alcançou a marca de 34.252.008 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2025. O volume é 1,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado   e superou o recorde histórico para o período.

O maior volume em exportações foi de soja, com movimentação de quase 8 milhões toneladas do grão. A Portos do Paraná foi responsável por 30% da movimentação nacional de farelo de soja. Os principais destinos do produto foram a França, os Países Baixos (Holanda) e a Coreia do Sul.

O terminal paranaense também liderou o embarque de óleo de soja no semestre, com 528 mil toneladas, o equivalente a 64% do volume exportado pelo Brasil, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Com um aumento de 3,7%, as importações pelos portos paranaenses chegaram a quase 13 milhões de toneladas no mesmo período de 2025. Os fertilizantes lideraram o volume.

Oriundos da China, Rússia e Canadá, os fertilizantes tiveram como principais destinos os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Na movimentação nacional, os portos paranaenses lideram a recepção da commodity, representando 27% das importações no Brasil.

Paranaguá: berço do Paraná e da FTSparparanagua 377 anos banner rodape

Paranaguá: berço do Paraná e da FTSparAvatar de Da Assessoria

Da Assessoria

Paranaguá: berço do Paraná e da FTSpar

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar