“Quem canta, reza duas vezes”. Esse é o ensinamento de Santo Agostinho, um grande santo da Igreja Católica, que demonstra a importância da música. Na Igreja, encontram-se diversas formas de evangelização e uma delas é através da canção, que pode alcançar os locais mais profundos do ser.
Cantar é deixar que letras e notas percorrem caminhos inimagináveis e permite criar uma conexão ainda maior com o Criador e agora que estamos no tempo natalino não é diferente. Natal é a festa mais importante para os povos cristãos, é uma festividade que conecta a simbologia do nascimento de Cristo e para o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, é relembrar com carinho a história daquele que mudou o rumo da humanidade.
“O Natal é a maior festa da humanidade porque lembramos o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus que veio morar entre nós. Esse dia do nascimento de Jesus mudou toda a história da humanidade. Ele veio iluminar a terra. Natal é noite de Luz. Quem olha assim, ilumina-se” destacou o reitor.
A música possui uma mística incrível.
“A música tem o poder de chegar até a alma. Só a música consegue isso. Dessa forma, os ministérios de música, os corais, os músicos em geral, tem nas mãos e na voz essa grande missão de ajudar o povo de Deus a celebrar bem celebrados esses momentos”, declarou padre Dirson.
Pensando nesta mística, e no poder que a música representa em toda essa simbologia, Dennis Martins, responsável pelo Ministério São Geraldo Magela, conta que cantar é muito mais do que apenas cantar, mas sim é nos remeter a vida de Jesus Cristo e seus ensinamentos.
“Músicas nos trazem a mensagem da importância dessa época, lembrando que é o momento de espera, porque já foi anunciado que sua vinda acontecerá, e irá trazer muito ensinamento as nossas vidas!”, enfatizou o cantor.
É através da música que diversas transformações podem acontecer, o tecladista do ministério, José Almeida, nos confirma que tudo pode ser transformado.
“Para os ministérios católicos, a responsabilidade pela evangelização é uma expressão tangível da Grande Comissão deixada por Jesus aos seus seguidores. Isso significa não apenas compartilhar a fé, mas também convidar as pessoas a experimentarem a transformação espiritual que a mensagem de Cristo pode proporcionar. A evangelização é vista como uma resposta ao chamado de ser “sal e luz” no mundo, disseminando os ensinamentos de Jesus para guiar outros em direção à fé e à salvação”, ressalta o reitor.
O Natal remete ao espírito de união, amor e fraternidade. É o momento de estarmos em família e aproveitar ao máximo todos os nossos entes queridos.
“O Natal é sempre uma oportunidade de aproximação das pessoas com Deus, dos filhos com o Pai Eterno, das criaturas com o Criador. Durante o ano todo a gente é sempre convidado a esse reaproximar-se. Mas acredito que o Natal nos comove e converte nosso coração para Deus. Esse é o sentido”, destaca o reitor do Santuário do Rocio.
Para os músicos, o simbolismo da vida de Cristo no natal é evidenciado de duas formas.
“Através de músicas que trazem mensagens de esperança, reflexão, renovação, que tragam pensamentos que a espera tem um motivo especial”, salienta o responsável pelo ministério, Dennis Martins.
“O ministério busca representar o simbolismo natalino escolhendo cuidadosamente músicas que capturem a essência do Natal cristão. Isso inclui cânticos que celebram a humildade do nascimento de Jesus, a chegada do Salvador esperado e a universalidade da mensagem de paz e amor. A escolha das músicas visa envolver os fiéis na rica tradição espiritual do Natal, reforçando a importância do evento central da fé cristã”, declara o tecladista José Almeida.
Como iniciou o Ministério São Geraldo Magela
O Ministério São Geraldo Magela, foi criado através dos padres redentoristas, que convidaram Dennis Martins a fundar um ministério no Santuário do Rocio pelo fato de ser um Santo Redentorista, e é um santo muito mencionado também para trazer bênção às grávidas. O ministério já conta com 12 anos de caminhada.
A mensagem que o ministério deseja passar é fazer tudo com amor.
“Acredito que a maior mensagem é o amor ao que você faz independente do que seja”, destacou Dennis Martins.