Com a chegada das festas de final de ano, algumas pessoas podem ter um pouco mais de dificuldade em seguir uma alimentação saudável devido à grande oferta e variedade de alimentos que essa época nos proporciona. O acompanhamento nutricional ajuda o paciente a passar por este período com autocontrole para evitar os excessos e aprendendo a aproveitar essas delícias em família “sem culpa” no dia seguinte.
Hoje em dia, alguns nutricionistas trabalham com a inclusão de alimentos saudáveis, e não tendo mais aquela antiga ideia de que se pode comer isso ou aquilo, como explica o Dr. Fernando Zacharias
“Atualmente trabalhamos com uma alimentação mais afetiva e assim conseguimos observar que os pacientes aderem ao plano alimentar de forma muito mais fácil durante todo o processo. Trabalhando assim, conseguimos ter melhores resultados, deixando o paciente mais feliz e confortável com sua alimentação, seja ela para o controle de alguma patologia como a diabetes e hipertensão, para emagrecimento, estética corporal, para a melhora da qualidade de vida ou para potencializar a performance esportiva. Essa forma de trabalho inovadora modela a vida do paciente fazendo com que ele permaneça feliz durante todo o processo e não somente com a espera do resultado final”, explica o nutricionista.
Mas com a chegada das festas de final de ano, a impressão que se tem é que fica mais difícil manter esse equilíbrio, já que as comemorações, encontro de amigos, festa das empresas e a festa de Ano Novo, oferecem uma grande variedade de alimentos, sendo a maioria desses alimentos ricos em calorias vazias (excesso de gorduras e açúcares com baixo teor nutricional) podendo acabar com todo resultado conquistado durante o ano. E o planejamento de manter-se saudável com o peso alcançado, pode ir por água abaixo se não soubermos lidar com a circunstância.
Dr. Fernando Zacharias deixa algumas dicas:
– Como fazer refeições mais “adequadas” e o que escolher comer nessas refeições, para que a socialização não seja um transtorno e sim algo prazeroso?
É importante que a pessoa realmente socialize. Não é o momento de chegar à mesa e falar “estou de dieta, não posso comer”. É preciso ter consciência e escolher os alimentos mais saudáveis, embora a gente saiba que nesses dias a qualidade nutricional dos alimentos acaba sendo menor, afinal, estamos falando de alimentos ricos em gorduras e açúcares. O equilíbrio deverá acontecer em socializar e comer sem culpa, sendo assim, elas podem e devem aproveitar o momento com os companheiros e familiares, mas precisam controlar o que está sendo consumido. Quando não tiver disposto de alimentos de boa qualidade nutricional deve- se ter autocontrole emocional para consumir os alimentos em menor quantidade.
– Importância de manter-se hidratado
Com a chegada do verão, o risco de desidratação estará mais evidente, já que o aumento da temperatura e o ambiente mais quente e seco, contribuem para o aumento da temperatura corporal, fazendo com que o organismo tenha que trabalhar mais para manter a temperatura corporal mais adequada, o indivíduo transpira e elimina uma maior quantidade de líquidos corporais. Devemos dobrar a atenção para a hidratação. Ingerir mais líquidos durante o dia, ajuda o corpo a sentir menos essas mudanças. A principal forma de hidratação é com a água, porém existem pessoas que não conseguem ingerir esse líquido de forma a suprir suas necessidades individuais, sendo assim, o ideal é alternar a ingestão de água com chás e sucos naturais leves, as melhores fontes são: Suco de limão, melancia, melão, laranja e água de côco.
A hidratação adequada favorece o funcionamento adequado do organismo e ajuda na prevenção de problemas renais e gastrointestinais (como gastrite e refluxo).
– Cuidados com o consumo de bebidas alcoólicas
A bebida alcoólica está presente em grande parte das festividades, mas seu consumo deve ser realizado de forma moderada. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas aumenta a desidratação, causa problemas hepáticos e como tem muitas calorias, dificulta o processo de emagrecimento. Seu consumo também está correlacionado com um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, a obesidade.
Para diminuir os efeitos nocivos do álcool ao organismo é recomendado o consumo de um copo de água a cada dois copos de bebida alcoólica.
– Tendo exagerado, o que fazer?
No dia seguinte ao exagero, você precisa aumentar o consumo de água, tomando quantidades fracionadas ao longo dia e também deve caprichar no consumo de vitamina C, como o suco de limão para auxiliar a desintoxicação do organismo, procurar fazer uma atividade física leve, como caminhada ou uma corridinha solta, nada de exagerar nos treinos, pois seu corpo ainda está desidratado.
– O que fazer para não enfiar o “pé na jaca”?
A melhor dica para evitar a “jacada” é não pular refeições. Não é porque terá um jantar delicioso em família que você vai ficar o dia todo sem comer. Faça um bom café da manhã, com uma fonte proteica (ovos, iogurte, whey protein) para nutrir bem o organismo, faça escolhas saudáveis no almoço, com uma boa quantidade de salada e uma proteína magra (frango ou peixe). Faça um lanchinho da tarde, com um pão com ovo ou um sanduíche natural, ou pelo menos tome um iogurte com frutas. Desta forma, posso te garantir que quando chegar a noite, não terá fome excessiva e ficará mais fácil ter autocontrole emocional, quando tiver aqueles deliciosos alimentos com a famosa “caloria vazia”.